top of page
Buscar

Conferência Municipal de Segurança Alimentar ocorre na sexta com o tema "A Fome Voltou! Medidas Já!"


Os convidados falaram sobre a fome que assola o país e da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que ocorre nesta sexta-feira (08). | Imagem: Andressa Deuner/ Start Comunicação.

O Programa Start News desta terça-feira (05) recebeu o vice-presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo (COMSEA), Nilson Lopes, e o secretário-adjunto de Assistência Social de São Leopoldo (SAS), Ricardo Charão, que falaram sobre a fome que assola o país e da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar, que ocorre nesta sexta-feira (08).


“Eu quero convidar as pessoas para a gente construir juntos possibilidades para enfrentar essa fome que no pós pandemia se multiplicou. Atualmente os dados nos indicam que metade da população brasileira passa por algum tipo de insegurança alimentar”, conta o vice-presidente do COMSEA.


Para o secretário-adjunto, Ricardo Charão, a fome no Brasil se deu por conta da tomada de decisões erradas. “O que nós vivemos no Brasil é uma pandemia de fome, pois nós somos um dos maiores países produtores de alimentos do mundo. Isso é um dos desdobramentos desse desgoverno no que se refere aos cuidados necessários com a população”, explica.


"A garantia de direitos, efetivamente, e o exercício pleno da cidadania não é só ir lá e botar o voto na urna, mas sim viver em uma sociedade de inclusão que garante espaço para todos e todas. Isso é resultado de políticas públicas. A sociedade avança quando a gente consegue expandir isso para todos. E importante vermos pessoas que reconhecem que a política pública auxiliou a se constituir como tal", complementa Charão.


Com a pandemia de Covid-19, o perfil daqueles que vivem nas ruas mudou, como explica Lopes. "No auge da pandemia, vimos pessoas muito mais jovens nas ruas, não mais aquele 'mendigo esfarrapado' ou com problemas mentais, que andam de pés descalços pelas vias. Mas sim pessoas que perderam seus trabalhos, principalmente os informais, o catador, o jardineiro, que com a pandemia não conseguiu pagar o aluguel e precisou se alimentar. Em Porto Alegre, principalmente, esse pessoal saiu da periferia e foram para o centro, já que lá tem essas ações de distribuição de marmitas, entre outras", pontua.


A Secretária de Assistência Social de São Leopoldo, em parceria com o Sindimetal e o Sinduscom, está com vagas abertas para cursos de qualificação profissional ofertados pela Fiergs para pessoas desempregadas. "Se você tem mais de 18 anos e está desempregado, pode procurar um dos nossos 5 CRAS da cidade. Pode indicar para alguém que você conheça, um vizinho. Neste momento nós temos vagas abertas para os cursos, aqui no Senai de São Leopoldo, de montador de painel elétrico, montador de máquinas industriais, fresador e ajustador mecânico. E pelo Sinduscom estamos com vagas para o curso de instalador elétrico predial. São turmas de 25 alunos e inteiramente grátis, com duração de até 200 horas com possibilidade de empregabilidade muito boa ao concluir, já que são vagas que a indústria não está conseguindo suprir", informa o secretário-adjunto da SAS.


Com o tema “A Fome Voltou! Medidas já!”, a 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo acontece nesta sexta-feira (08) Os debates vão ocorrer na paróquia Santo Inácio, localizada na rua da Estação, 270, Rio dos Sinos, São Leopoldo, com início às 8h e previsão de término às 17h30.


Nesta edição, a equipe do COMSEA conta com a participação da conferencista, Marilene Maia – Doutora, Mestre e Bacharel em Serviço Social pela PUCRS e professora da Unisinos A conferência contará com 4 eixos de debate, para que os participantes possam contribuir com ideias assim como colaborarem com propostas acerca das temáticas relativas à cada eixo no que tange a segurança alimentar e nutricional:


  • EIXO 1: Produção, Abastecimento e Acesso aos Alimentos;

  • EIXO 2: Educação Alimentar e Qualidade dos Alimentos;

  • EIXO 3: Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional;

  • EIXO 4: Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).


Para participar da 4ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo, inscreva-se aqui. As inscrições são gratuitas e serão oferecidos almoço e coffee break também de forma gratuita para todos os participantes.


O Programa Start News com o vice-presidente do COMSEA), Nilson Lopes, e o secretário-adjunto da SAS, Ricardo Charão, tem reprise nesta terça-feira (05), às 20h, na radiostart.com.br


Confira a entrevista completa

Andressa Deuner e Guilbert Trendt, da Redação Start, com informações da Prefeitura de São Leopoldo



0 comentário
São Léo Open
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page