A ensolarada manhã deste domingo (23) atraiu os atletas para a primeira etapa do Circuito Leopoldense de Corridas de Rua. Realizada pela Esporte & Cia Consultoria Esportiva, a iniciativa contou com apoio da Prefeitura de São Leopoldo e do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). A equipe “Vamoquevamo” foi a responsável pela cronometragem da corrida.
Gustavo Schmidt, de 50 anos e morador do bairro Cristo Rei, começou a correr em novembro de 2016 sob recomendação médica após realizar uma cirurgia de varizes. "O médico me orientou a fazer atividade aeróbica. Na época eu comecei a correr, gostei e me ajudou na prevenção. Segui correndo, já realizei seis maratonas e hoje completei a prova dos 10 km", enfatizou.
Da mesma forma, Lara Orso, de 29 anos, participou da corrida de 10 km e vê o esporte como liberdade e saúde. “Mostra que a gente consegue alcançar as nossas metas e objetivos”, sinaliza.
O pai de Lara, Darci Orso, de 71 anos, é professor de Educação Física de crianças da educação infantil e ensino fundamental e conta que sempre incentivou a filha a praticar esportes. “Corro há 40 anos. O primeiro benefício que eu vejo é para a mente, oriento as pessoas que façam para a cabeça e torne a corrida algo prazeroso”, estimula.
Premiação especial
O circuito classifica dois representantes de São Leopoldo para a São Silvestre 2023, tradicional evento esportivo que ocorre em São Paulo. Para isso, os corredores terão mais quatro etapas pela frente:
13/08/2023 – Corrida do Dia dos Pais;
24/09/2023 – Corrida da Primavera;
15/10/2023 – Corrida do Dia do Professor;
15/11/2023 – Corrida da República.
Com isenção na passagem de avião, hospedagem e inscrição, classificam-se os dois que tiverem as maiores pontuações ao final das etapas nos 10 km, masculino e feminino.
O seguinte ranking será levado em conta por prova disputada:
1⁰ Lugar – 10 pontos;
2⁰ Lugar – 6 pontos;
3⁰ Lugar – 4 pontos;
4⁰ Lugar – 3 pontos;
5⁰ Lugar – 2 pontos;
6⁰ Lugar – 1 ponto.
Para concorrer ao prêmio, os atletas da prova de 10 km deverão participar de pelo menos quatro etapas do Circuito Leopoldense de Corridas de Rua. Ao final das cinco etapas, os atletas que obtiverem a maior pontuação serão declarados campeões. Em caso de empate em pontos, será declarado campeão o atleta que obtiver o maior número de primeiros lugares e assim sucessivamente. Além dessa premiação na São Silvestre, haverá um sorteio de R$1 mil entre todos os participantes inscritos a cada fase.
Anderson Patrick Braz das Neves e Claudete Conceição de Lima saíram na frente com 10 pontos após arrebatarem a primeira etapa do Circuito. Já Regina Inácia de Paula foi a premiada com os R$1 mil.
Claudete, de 49 anos, revela que começou a correr por causa da filha. “Minha filha, que na época tinha cinco anos, corria acompanhada do pai que acabou se machucando. Tinha que ter alguém acompanhando para ela não desistir, então eu comecei a ir com ela nas provas e pegar gosto pela corrida”, ressalta. A mãe de Juliene começou a treinar e competir, e fez do esporte um hábito na sua vida. “Hoje eu não sei chegar em casa e deitar no sofá, eu tenho que trocar de roupa e ir pro treino. Corrida para mim é saúde”, explica.
Claudete e sua filha Juliene, hoje com 13 anos, foram campeãs da Corrida da Imigração nos naipes 3 km geral e 10 km geral, respectivamente.
Confira todos os campeões da categoria geral:
Feminino 3 km
Juliene de Lima Nery
Cheila Guterres
Michele Severo
Iara Cristiane Mello
Alice Cristina
Masculino 3 km
Fabio Rapinski Macedo
Fábio Delamare
Cláudio Roberto Garcia
Henrique Garcia de Freitas
Richard Machado Pinto
Feminino 5 km
Camila Hertz
Juliana Rodrigues
Larissa Marques Alves
Sabrina Kozlowski
Solange Medeiros
Masculino 5 km
Giovani Costa Matani
Luan Silveira de Lima
Josoe Correa da Silva
Lucas Rafael Cardoso Siqueira
Arthur do Amaral Velasques de Mello
Feminino 10 km
Claudete Conceição de Lima
Michelle Costa Andrades
Elenara Jahn
Daniela Fernanda da Rosa
Maria Luz Benitez Almeida
Masculino 10 km
Anderson Patrick Braz das Neves
José Mario Rodrigues
Luis Carlos Diedrich Schwingel
Patrick Ernani Flores Leal
Márcio de Camargo
Além dos campeões de cada categoria, todos os participantes que concluíram seu percurso receberam uma medalha de participação. A organização também premiou com troféus as três maiores equipes da competição: “Camaleones”, “Gym Runners” e “O que eu tô fazendo aqui?”. O evento ainda contou com a Corrida Kids.
As provas têm as seguintes categorias:
16 a 19 anos;
20 a 24 anos;
25 a 29 anos;
30 a 34 anos;
35 a 39 anos;
40 a 44 anos;
45 a 49 anos;
50 a 54 anos;
55 a 59 anos;
60 a 64 anos;
65 a 69 anos;
70 anos ou mais.
Corrida Kids
Até 03 anos – 20 metros;
De 04 anos A 06 anos – 30 metros;
De 07 anos A 09 anos – 40 metros;
De 10 anos A 12 anos – 100 metros;
De 13 anos A 15 anos 200 metros.
Fonte: PMSL
Comments