Eclipse com 'superlua' pode ser visto do RS na madrugada desta quarta-feira


Um eclipse com "superlua" poderá ser visto no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta quarta-feira (26). Como em todo eclipse lunar total, o satélite irá adquirir uma tonalidade avermelhada, formando também o fenômeno conhecido como "lua de sangue". O eclipse deve ocorrer por volta das 5h47, quando a Lua começará a se alinhar com a Terra e o Sol.


"Lua de sangue" é um termo usado popularmente, mas não adotado tecnicamente pelos astrônomos. Essa mudança de cor na Lua é provocada pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul.


Diferente de um eclipse solar total – quando o que é "escondido" é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.


A Lua também estará próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de "superlua". A "superlua" é vista no RS desde segunda (24).




0 comentário