top of page
Buscar

"Houve uma contaminação de setores da Segurança Pública nos últimos anos", afirma Leonel Radde


Leonel Radde falou sobre sua atuação na política e dos problemas sociais que vêm atingindo a população brasileira nos últimos anos. | Imagem: Andressa Deuner/ Start Comunicação.

Nesta sexta-feira (1º), o Programa Start News recebeu o vereador e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Leonel Radde, que falou sobre sua atuação na política e dos problemas sociais que vêm atingindo a população brasileira nos últimos anos.


Servidor público de carreira da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Radde atuou como policial por dez anos e vê que houve uma contaminação de setores da Segurança Pública nos últimos anos. "De 2013 para cá, principalmente, dentro dos órgãos de segurança houve uma contaminação dessa lógica da ilegalidade e da inconstitucionalidade de algumas ações das Instituições defenderem abertamente questões criminosas. Isso é um fato consumado. Um exemplo é aquele situação que aconteceu em Sergipe. Aquilo é homicídio qualificado pela tortura, pelo motivo. A abordagem foi feita à luz do dia. E o que a gente vê? Qual foi a primeira resposta oficial da Polícia Rodoviária Federal? Que os agentes tinham agido de forma, utilizando o uso progressivo da força, armas menos letais. Existe uma tentativa de leniência com os abusos policiais e muito apoiada pela população", comenta o vereador.


Outro tema abordado pelo parlamentar durante a entrevista diz respeito aos programas sociais, acesso ao ensino superior, e o ressentimento das classes mais favorecidas em verem essa ascensão da classes mais baixas. "A classe média, que vamos chamar de classe B e C, está muito mais próxima da D e E do que da classe A. Um servidor público que ganha, por exemplo R$ 10 mil, está mais próximo daquele que ganha um salário mínimo (R$ 1.212,00). Essa classe média, que é um contingente grande, mas não é a maioria, que atualmente são as classes D e E, projeta esse discurso da pequena elite, que são 3% da população. Durante a pandemia, tivemos 11 novos bilionários e 15 milhões que desceram à linha da miséria. Esse processo de ascensão das classes mais baixas começou a ser gestado em 2002 e 2003. Então, essas pessoas que se consideram pagadoras de impostos acabaram por ter esse ressentimento: eu pago impostos e o governo dá o Bolsa Família para 'esses vagabundos que não querem trabalhar', eu pago impostos e meu filho, que teve uma educação de qualidade, vai ter que concorrer a uma vaga em universidades públicas com um negro, um indígena, com 'os pobres sem qualificação' e por aí vai", analisa Radde.


Uma das bandeiras do mandado do vereador de Porto Alegre é o antifascimo, que tem como objetivo combater o avanço do fascismo e de grupos políticos de extrema-direita. "O fascismo é uma ideologia, uma lógica que parte do pressuposto do autoritarismo, do misoginismo, preconceito contra os LGBTQIA+. É uma intolerância contra todos aqueles grupos, que podemos chamar de vulneráveis. Eles têm uma visão de que há inimigos a serem combatidos o tempo todo. Os inimigos sempre são os comunistas, marxistas, grupos de esquerda. Sempre que esse grupo assume o poder, ele elimina aqueles que não estão de acordo com os ideais. O nazismo, sob comando de Hitler, também é uma vertente do fascismo", explica Leonel, que também é Licenciado em História.


O Programa Start News com o vereador e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Leonel Radde, tem reprise nesta sexta-feira (1º), às 20h, na radiostart.com.br


Confira a entrevista completa

Guilbert Trendt, da Redação Start



0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page