top of page
Buscar

Prefeito Vanazzi vai a Brasília em busca de recursos famílias atingidas por ciclone


Imagem: Valentin Thomaz/ PMSL.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, convocou, nesta terça-feira (20), uma reunião da coordenação de governo, para avaliar ações realizadas para atender a população desde as fortes chuvas que atingiram a região causadas pela passagem do ciclone extratropical e o histórico volume de mais de 246mm em menos de 18 horas.


Durante o encontro, Vanazzi anunciou que vai embarcar nesta quarta-feira (21) para Brasília, onde vai tratar da busca de recursos para as famílias das regiões atingidas pelas chuvas, afetadas de forma grave com as inundações.


Ficou definido que a prefeitura vai realizar um rápido diagnóstico das obras emergenciais que são necessárias para recuperar a infraestrutura da cidade.


Vanazzi reforçou a questão de ter ocorrido uma das maiores, senão a maior, tragédia climática da história de São Leopoldo. “Se não fossem nossas medidas rápidas de remoção de pessoas e nosso cuidado permanente com as casas de bombas, algo muito pior poderia ter ocorrido”, frisou.


O chefe do Executivo também disse que vai buscar recursos para a recuperação da infraestrutura da cidade. “Sempre tivemos um compromisso com a nossa população e continuaremos agindo firmes nas coordenadas e articuladas. Queremos que os governos estadual e federal possam contribuir de maneira significativa nessa retomada da população mais atingida. Além disso todas nossas equipes estão mobilizadas para seguir com as ações emergenciais de infraestrutura, assistência social, saúde, no atendimento da população”, afirmou Vanazzi.


Equipes de limpeza na rua


O titular da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Lima, relatou que seis equipes estão em serviço desde o final da semana: uma no ginásio municipal e outras cinco espalhadas pela cidade recolhendo materiais e limpando ruas. Na mesma linha, o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos, informou que quatro retroescavadeiras e oito caminhões estão desobstruindo vias em toda a cidade.


Descarte de móveis


O descarte correto de móveis atingidos pela água também foi tema da reunião. A prefeitura orienta que os moradores coloquem o material, nesse momento de exceção, em frente das suas casas para recolhimento.


Casas de bombas em pleno funcionamento


O diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Geison Freitas, reforçou que as casas de bombas estão com a manutenção em dia, mas que o volume de água foi histórico.


Saúde


A secretária da Saúde, Andréia Nunes, salientou que todas as UBSs estão abertas. Além disso, a UPA Zona Norte e o Hospital Centenário seguem com atendimentos plenos.


Alerta para fake News


Na reunião, Vanazzi ainda destacou a importância da população se orientar pelas redes oficiais da Prefeitura e pelos veículos de imprensa que apuram as informações e que a população não caia e nem ajude a espalhar notícias falsas.


Contatos da Prefeitura


A Defesa Civil de São Leopoldo atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852, além do (51) 2200-0633, que funciona somente em horário comercial. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por esses canais.


Fonte: PMSL

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page