Depois de dois dias com predomínio de sol e tempo firme, a chuva retornará ao Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira (16). A instabilidade deve atingir principalmente a Metade Norte do Estado, com alerta para risco de temporais e rajadas de vento de até 70 km/h. O frio intenso, contudo, perde força e a previsão é de que as mínimas não sejam tão baixas quanto as registradas nesta quarta-feira (15).
De acordo com Patrícia Cassoli, meteorologista da Climatempo, a temperatura continuará baixa durante toda a tarde desta quarta, devido à influência do ar polar. Já na quinta, essa massa de ar frio começa a se deslocar para o oceano e perde força, mas os termômetros não conseguirão se elevar tanto por conta do tempo nublado e chuvoso.
Em São José dos Ausentes, a temperatura varia entre 4°C e 15°C, enquanto em São Leopoldo a mínima deve ser de 8°C e, a máxima, de 13°C. Em Caxias do Sul e em Passo Fundo, os termômetros devem registrar variação entre 10°C e 19°C.
A especialista explica que a instabilidade retorna em decorrência da formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, que ajudará a canalizar o transporte de umidade da região norte do Brasil para o RS. A chuva deve ser de intensidade moderada a forte, atingindo sobretudo Região Metropolitana, Serra, Vales, Centro, Norte, Noroeste e Missões. Na Capital e em Passo Fundo, por exemplo, os acumulados podem chegar a 20 milímetros – a média para o mês, costuma variar entre 140 e 180 milímetros.
"Há alertas para temporais e ventos de até 70 km/h. Essa chuva será mais fraca de manhã, mas ganha intensidade no decorrer do dia. Áreas mais ao Sul, Oeste e Campanha têm condição para tempo nublado e garoa. Será mais forte na metade Norte", afirma Patrícia.
Fonte: GZH
Comments