top of page
Buscar

São Leopoldo comemora o sucesso da 11ª edição da Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências(Motic)


Foto: Thales Renato

SÃO LEOPOLDO: na última sexta-feira, 15 de setembro, foi realizado o encerramento e entrega de prêmios da 11ª Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic) realizada no Ginásio Municipal Celso Morbach. No evento, todos os trabalhos participantes da mostra receberam certificados de participação. Os estudantes, orientadores e coorientadores dos projetos premiados receberam certificados de premiação, medalhas e troféus.

O prefeito Ary Vanazzi falou sobre o impacto positivo que a iniciativa científica tem nos alunos. “Quando começamos esta feira em 2005, oito escolas participaram, eram meia dúzia de projetos. Seguimos investindo na feira, nas escolas, na educação, e o que temos aqui hoje é algo que me orgulha muito, mas também orgulha cada homem e cada mulher, cada professor, e cada professora das nossas escolas. O que nós estamos construindo nesta cidade na área da educação, com este investimento, nós vamos ver o resultado no futuro, nós vamos ter uma sociedade de pessoas formadas nas nossas escolas públicas que se tornarão exemplos de cidadãos, exemplos de pessoa, que se dedicam e que são humanistas, seres humanos que pensam na vida, cuidam dos outros, e eu já vejo isso na juventude presente aqui hoje”, ressaltou Vanazzi.

A coordenadora da Motic, professora Lisiane Rosa, relembrou o crescimento da Motic em suas últimas edições. “Nesta cerimônia de premiação, podemos olhar ao nosso redor e ver o tamanho que a Motic tem hoje, o quanto ela cresceu e o quanto a pesquisa cresceu em São Leopoldo. Além disso, não é apenas o que acontece aqui que deve ser lembrado, mas também toda a ciência e pesquisa que acontece nas nossas escolas, todos os dias, e nas escolas das cidades vizinhas, que vieram compartilhar deste momento conosco”, disse Lisiane.

A assessora de Assuntos Intersetoriais da Smed, Renata de Matos, representou a secretaria na cerimônia e ressaltou a importância do incentivo à pesquisa. “Vemos aqui estudantes buscando respostas para problemas que a gente vive hoje e nos faz pensar neles falando desses assuntos, pensando e buscando soluções para problemas climáticos e inovações, isso só traz esperança pra nossa cidade, pro nosso país. A Motic nos mostra a importância da pesquisa e como ela é revolucionária, como ela movimenta positivamente a sociedade”, explicou Renata.

Na categoria de educação Infantil das escolas municipais, o primeiro lugar da premiação resultou em um empate, com três projetos igualmente destacados.

Um dos projetos premiados na categoria foi o “Bronco, o bicho papão papa tudo, nós não!”, da Emef Castro Alves, que tratou sobre a diabetes. A coorientadora e supervisora do projeto, professora Liege Paula Gonçalves, contou o que motivou as crianças a escolherem este tema. “O projeto de pesquisa surgiu da realidade dos alunos, que tinham muita curiosidade sobre a diabetes, pois um dos colegas deles tem e não podia comer na escola. Então a gente pegou obras da literatura infantil e foi trabalhar isso, vendo o que pode ou não pode comer, quais as restrições que esse colega tem e o que isso significa”, explicou Liege.


As alunas da educação infantil da Emef Castro Alves, autoras do projeto, Sofia Pereira da Silva, de 5 anos, Valentina da Silva Gonçalves, de 5 anos, e Cecília Lira, de 6 anos, contaram como foi receber o prêmio. “O nosso projeto foi super importante, pesquisamos sobre a diabetes porque o nosso coleguinha tem, e queríamos saber como ajudar ele. Ensaiamos muito para apresentar o trabalho, e conseguimos. Subimos no palco e ganhamos o prêmio de primeiro lugar, estamos muito felizes”, explicaram.

Se estima que ao longo da semana cerca de 4 mil pessoas tenham passado pela Motic, e todos os dias lanches foram distribuídos para os estudantes, professores e coordenadores participantes da mostra. No último dia, as crianças ainda puderam se divertir no brinquedo inflável de 120 metros de extensão, montado ao lado do ginásio que sedia a Motic.


Fonte: SCOM/PMSL


0 comentário

Commentaires


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page