top of page
Buscar

Sempa busca voluntários para abrigo de animais

Imagem: Carlos Messalla.

A Secretaria de Proteção Animal (Sempa) de São Leopoldo lançou, nesta quarta-feira (15), um apelo à comunidade local para recrutar voluntários que possam ajudar no abrigo de animais situado no Carrefour Hipermercado (antigo BIG, avenida Imperatriz Leopoldina, 45 - São José, São Leopoldo).


O espaço foi cedido à prefeitura nesta segunda-feira (13), de forma gratuita e por tempo determinado. Conforme reforça a secretaria, com a chegada da frente fria e o crescente número de animais resgatados da enchente, o abrigo enfrenta desafios para atender adequadamente às necessidades dos mais de 500 pets acolhidos.


De acordo com o Executivo municipal, neste primeiro momento, de forma emergencial, o espaço está sendo estruturado e organizado pelas equipes da Sempa, voluntários, ativistas da causa animal, e já recebe os primeiros animais saudáveis atingidos pelas enchentes que estavam na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Weibert, que passa a ser exclusivamente local para atendimentos veterinários de urgência.


"Estamos estruturando o local que foi cedido, vamos realocar os animais que estão no Weibert, estávamos com muitos problemas de não ter onde colocá-los, e agora, assim que possível e estiver tudo estruturado, vamos passar a acolher os animais resgatados aqui”, afirmou a médica veterinária e chefe do Canil Municipal, Thais Calvi Arend.


O trabalho de acolhimento dos pets é realizado por uma força-tarefa de voluntários, com médicos veterinários, protetores e funcionários da Prefeitura. No local, os animais são avaliados, recebem água, alimento, remédio antipulgas, e têm os sinais vitais verificados.


Importância do voluntariado


A Sempa destaca a importância do voluntariado para manter o bem-estar dos animais abrigados, que necessitam de mais pessoas dispostas a contribuir com seu tempo e carinho, seja para ajudar na limpeza dos espaços, alimentar os animais ou socializá-los. A presença de voluntários é fundamental para garantir que os pets tenham uma vida digna enquanto aguardam por seus tutores.


Doações para os animais já podem ser direcionadas ao local. São necessários equipamentos de limpeza (tipo mop, que agiliza o serviço de limpeza), sacos de lixo, produtos de limpeza, produtos de higiene para os voluntários (álcool gel, lenço umedecido, papel higiênico), cordas, guias, correntes, coleiras, peiteiras, ração seca e úmida, tapete higiênico, cobertores, mantas, toalhas, caixa de transporte, casinhas, camas, antipulgas e anticarrapatos, medicamentos em geral.


Como ajudar


Interessados em colaborar podem se comunicar diretamente pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para o número (51) 98023-0264. A Sempa oferece orientação e suporte aos voluntários, que podem escolher a frequência e o tipo de atividade que desejam realizar.

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page