top of page
Buscar

URGENTE: sistema de captação de água de São Leopoldo é religado parcialmente; água deve chegar às torneiras de algumas regiões ao longo da terça

Atualizado: 7 de mai.

Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

SÃO LEOPOLDO: o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo já ligou o primeiro gerador para ser usado no fornecimento de energia para a Elevatória de Água Bruta (EAB), responsável pela captação de água no Rio dos Sinos. O prefeito da cidade, Ary Vanazzi; o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta; o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o diretor-geral da autarquia, Maurício Miorim, além das equipes envolvidas acompanharam o início da operação. 


Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Segundo Miorim, a Estação de Tratamento de Água da avenida Imperatriz Leopoldina (ETA-2) já está recebendo a água e agora começa o processo para que ela se torne potável. 


Para o diretor-geral, ainda não é possível estimar um horário para o retorno do abastecimento, já que ainda é preciso que a água seja tratada e os reservatórios atinjam determinado nível, para então começar a distribuição pelo sistema. 


No entanto, a prioridade de abastecimento será para o Hospital Centenário, serviços de saúde/essenciais e locais onde os desabrigados pela cheia do Sinos se encontram. 


O esforço conjunto entre o Semae e Prefeitura de São Leopoldo teve a parceria da empresa Stihl, que forneceu um dos geradores, além de recursos técnicos do setor de manutenção da multinacional, que possui sua sede brasileira em São Leopoldo.


Conforme o gerente da Manutenção da Stihl, Anselmo Mayer, a equipe da empresa atuou ao longo do dia para que fosse possível iniciar a operação ainda nesta segunda-feira (6). 


Outras empresas, como Higra, Mercúrio e Braskem, também contribuíram para o processo e efetivação do plano. 


Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page