top of page
Buscar

São Leopoldo encaminha recurso ao Ministério da Saúde para inclusão da cidade na vacinação contra a dengue


Imagem: Valentin Tomaz/ PMSL.

A Secretaria da Saúde (Semsad) de São Leopoldo enviou nesta sexta-feira (26), um novo ofício ao Ministério da Saúde (MS) solicitando uma política permanente de vacinação contra a dengue em São Leopoldo e no Estado. Nesta quinta-feira (25), o governo federal anunciou distribuição de um lote para o Rio Grande do Sul sem incluir a cidade que conta com maior número de óbitos – já são 15.


De acordo com o prefeito Ary Vanazzi, que esteve em Brasília e protocolou há poucos dias o pedido de vacinação para a população gaúcha, o anúncio provocou surpresa. "Achei estranho esse anúncio da vacinação sem incluir a nossa população, diante dos números graves que temos da dengue na cidade. Já estamos encaminhando um pedido ao ministério para incluir São Leopoldo na próxima etapa", destacou.


O titular da Semsad, Julio Dorneles, reforçou o encaminhamento do prefeito Vanazzi. “Conforme determinação do prefeito Vanazzi, vamos formalizar nossa insatisfação e reforçar este pedido das vacinas já feito por ele em Brasília em 10 de abril. Mais do que isso, solicitamos que o ministério tenha uma estratégia permanente de imunização contra a dengue no Estado”, ressaltou Dorneles.


O secretário pedirá ainda, ao Governo do Estado, um esclarecimento sobre os critérios de notificação de casos e óbitos no Rio Grande do Sul. “Temos a preocupação de que esteja havendo uma subnotificação de casos e de mortes nos demais municípios”, alertou.


Situação de emergência


O Ministério da Integração e Defesa Regional reconheceu situação de emergência contra a dengue em São Leopoldo, publicado no dia 19 de fevereiro. A Secretaria da Saúde aguarda o repasse de recursos para utilizar em contratação de mais profissionais, pagamento de horas-extras e aquisição de insumos.


Fonte: PMSL

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page