top of page
Buscar

São Leopoldo registra novo óbito por dengue e chega a 13 mortes pela doença em 2024

Imagem: Thales Ferreira/ PMSL.

O Rio Grande do Sul alcançou, nesta segunda-feira (15), o número de 70 mortes provocadas pela dengue em 2024. Além disso, são 65 mil casos confirmados da doença até agora.


Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a morte mais recente por dengue é de um homem de 66 anos, morador de São Leopoldo, com doenças pré-existentes. O óbito aconteceu na última segunda-feira (8).


Ao todo, o RS soma 36 homens e 34 mulheres entre as vítimas. A maior parte dos óbitos é entre pacientes com mais de 60 anos. São Leopoldo é a cidade com o maior número de mortes (13).


Situação é resultado de eventos climáticos e sanitários


Esse cenário, de acordo com o virologista Fernando Spilki, está relacionado ao acúmulo de alguns eventos climáticos e sanitários que, ao longo dos últimos dois anos, favoreceram a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.


Entre os fatores que propiciaram o contexto destaca-se a elevação das temperaturas e as chuvas no Rio Grande do Sul.


"O número de dias que a gente tem acumulado, por exemplo, com temperatura acima dos 29ºC, é um determinante sempre importante dos surtos de dengue, que neste ano está instalado na região Sul e Sudeste", explica Spilk.


O governo do RS decretou situação de emergência no dia 12 de março em razão do elevado número de casos no Estado.


Guilbert Trendt, da Redação Start, com informações do g1

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page