top of page
Buscar

URGENTE: Ministério da Saúde anuncia fim da emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19

Atualizado: 17 de abr. de 2022


Imagem: Geraldo Magela/ Agência Senado.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e TV, de cerca de cinco minutos neste domingo (17). No pronunciamento, Queiroga diz que "há condições" para anunciar o fim da Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (Espin)


Segundo o ministro, nos próximos dias será "editado um ato normativo" com as regras para essa medida, que deve impactar, somente no Ministério da Saúde, 170 regras. Entre as mais sensíveis está a autorização de uso emergencial de vacinas e remédios. No entanto, pessoas que têm trabalhado no assunto dizem que estudam um meio de não prejudicar o uso da Coronavac, que tem autorização emergencial. As vacinas da Pfizer, Janssen e da Fiocruz já têm o registro definitivo e não sofreriam nenhum impacto com o fim da emergência sanitária.


Gestores do SUS afirmam que não são contra o fim da emergência sanitária em decorrência da redução do número de mortes e casos de Covid-19 no país.


Segundo o consórcio de veículos de imprensa, neste domingo, o Brasil registrou 18 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 662.011 desde o início da pandemia. A média móvel de mortes está em queda há 52 dias.


Fonte: Yahoo e g1

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page