top of page
Buscar

2ª pré-conferência de Cultura de São Leopoldo amplia debates das políticas públicas para a área


Imagem: Andreza Schramm/ PMSL.

A 2ª pré-conferência municipal de Cultura no Museu do Trem foi realizada na noite desta quarta-feira (29) no Museu do Trem, em São leopoldo, e contou com 30 participantes, entre representantes da sociedade civil e gestores municipais.

No encontro, foram apresentados os seguintes eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura, alinhado com os Sistemas Estadual e Nacional de Cultura (eixo 1); Identidade, Patrimônio e Memória (eixo 3); e Economia criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (eixo 5).

Nos eixos temáticos foram apresentadas propostas, diretrizes e perguntas norteadoras para promover os debates. O coordenador do Sistema Municipal de Cultura, Marco Fillipin, fez a abertura com a abordagem do eixo 1; a Identidade, Patrimônio e Memória foi apresentada pela diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, e o eixo 5, apresentado pela chefe de Ações culturais da Secult, Luisa Gonçalves.

O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Marcel Frison, esteve presente e salientou a importância do momento de conferência. “Este é um processo onde a sociedade civil tem um espaço privilegiado de fala, em diálogo com o governo, no sentido de reivindicar e construir juntos caminhos para a encontrar as melhores propostas de políticas públicas para a cultura”, destacou.

Para Fillipin, foram muitas contribuições das pessoas presentes. “Um dos pontos mais enfatizados foi a necessidade de exigir que a pasta da Cultura tenha um orçamento robusto assim como a abertura de concurso público para servidores técnicos da área", relata.


Outro ponto que foi discutido tratou da urgente necessidade da cidade proporcionar mais espaços físicos para a produção e fruição em todas as áreas artísticas, onde a população tenha a possibilidade de experimentar cursos, oficinas, espetáculos, seminários, reuniões, entre outros. Também foi solicitado a necessidade de revisar o Plano Municipal de Cultura, em algum momento da Conferência, para que todos tenham o cenário de quantas pautas a cidade já avançou.

Propostas e sugestões

Além destas atividades, os organizadores criaram um chat pelo aplicativo WhatsApp com o objetivo de fazer a construção coletiva e democrática da Conferência, recebendo contribuições da comunidade para os debates. O link de acesso ao grupo pode ser conferido aqui.

A 7ª Conferência Municipal de Cultura será realizada neste sábado (2), das 8h às 19h no Centro Cultural José Pedro Boéssio (rua Osvaldo Aranha, 934, Centro).

Programação da Conferência:


  • 8h - Credenciamento e coffee de recepção;

  • 9h - Abertura Oficial (fala prefeito, secretário, MINC/RS, CODIC/FAMURS, CEC);

  • 9h30 - Aprovação do regimento interno;

  • 10h - Dinâmica: introdução do tema da Conferência;

  • 11h - Abertura dos trabalhos dos 6 GTs (eixos de 1 a 6);

  • 12h - Almoço;

  • 13h30 - Retorno dos trabalhos dos GTs;

  • 15h - Leitura dos relatórios dos GTs e encaminhamento do Relatório Final;

  • 16h30 - Coffee break;

  • 17h - Eleição dos delegados;

  • 19h - Encerramento.

A inscrição poderá ser feita previamente pelo formulário digital e deve ser confirmada presencialmente no dia do evento.

0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page