1º evento de inclusão e conscientização sobre Autismo TEAPOIA ocorre no próximo domingo em São Leopoldo
- Start Comunicação
- há 14 horas
- 2 min de leitura

No próximo dia 25 de maio, em São Leopoldo ocorre o 1º Evento de Inclusão e Conscientização sobre Autismo e Neurodivergências TEAPOIA, uma iniciativa independente idealizada por Sabrina Braga, mãe atípica que decidiu transformar sua vivência pessoal em um espaço de acolhimento e informação para famílias, profissionais e a comunidade.
Sem contar com apoio da prefeitura, o evento nasce do esforço coletivo e da mobilização de pessoas diretamente ligadas ao universo da neurodiversidade e também de voluntários, com o objetivo de ampliar o debate, reduzir preconceitos e fortalecer redes de apoio na cidade.
Sabrina conta que a inspiração veio da necessidade urgente de criar um espaço de visibilidade e respeito às diferenças: “Como mãe atípica, percebi o quanto falta informação e acolhimento em São Leopoldo. O TEAPOIA é uma resposta a essa carência. Queremos unir famílias, profissionais e a comunidade para construir uma rede forte e inclusiva”, afirma.
Desde muito jovem, Sabrina diz que sempre esteve engajada em ações sociais, oferecendo momentos de cuidado e alegria a crianças em situação de vulnerabilidade, pequenos gestos que despertaram um propósito profundo. "Promover visibilidade, dignidade e equidade, para que todas as pessoas , especialmente as invisibilizadas, possam ser reconhecidas, acolhidas e viver com plenitude", relata. Com o tempo, o envolvimento dela cresceu, e hoje, atua com dedicação à frente do projeto. O nome do evento é uma junção entre “TEA” (Transtorno do Espectro Autista) e “apoia”, reforçando o compromisso com o suporte e a solidariedade. Um evento pensado com carinho para acolher, informar e transformar.
Com uma programação pensada para todas as idades, o TEAPOIA contará com atividades Oficinas de beleza, massoterapia, circuito de brincadeira, arte-terapia, Reiki e Yoga, apresentações e espaço para alimentação. Tudo de maneira gratuita. O evento será realizado no ginásio municipal Celso Morbach, no centro de São Leopoldo, das 14h às 18h.
Além das atividades, a data marca o início das atividades da sala de Referência de Atendimento à Família Atípica (R.A.F.A), onde o objetivo é atender a família, sendo mãe, irmão, pai, avós, aqueles que cuidam do autista, com atendimento gratuito e feito por profissionais voluntários como psicólogos e advogados. A Sala R.A.F.A fica localizada na Rua Aydee Mello Rostirola, bairro Independência - São Leopoldo e os interessados podem entrar em contato através do Whatsapp (51) 98495.6535.
O TEAPOIA pretende não só informar, mas também promover empatia e transformar o olhar da sociedade. “É fundamental que a sociedade compreenda as necessidades das pessoas neurodivergentes. A informação é o primeiro passo para o respeito”, afirma Sabrina.
Para saber mais e apoiar a causa, a organização convida a comunidade a acompanhar as redes sociais do evento e participar das atividades. O Instagram oficial é @teapoia.oficial.
Comments