top of page
Buscar

Acesa a Chama Crioula para marcar a celebração da Semana Farroupilha em São Leopoldo


A Chama Crioula foi acesa por uma mulher a fim de homenagear Anita Garibaldi | Imagem: Thales Ferreira

O acendimento da Chama Crioula nos dois acampamentos de São Leopoldo marcou a abertura da programação da Semana Farroupilha neste domingo, 12 de setembro. Em ambas cerimônias, a Chama Crioula foi acesa por uma mulher em homenagem à Anita Garibaldi, que, em 2021, completa seu bicentenário de nascimento, e pela sua contribuição na Revolução Farroupilha.


A abertura da comemoração reuniu os representantes das entidades tradicionalistas, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o vice-prefeito, Ary Moura, secretários municipais, representante da Câmara de Vereadores, o vereador Rafael Souza e a corte da São Leopoldo Fest 2021. O presidente da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (Agap), Paulo Leite, e o presidente da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), Claudionei Scherer, foram os anfitriões nos acampamentos junto com os representantes do Centro Leopoldense de Tradições Gaúchas (CLTG), Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a 12ª Região Tradicionalista, entre outras entidades do município.


O prefeito Ary Vanazzi ressaltou que a celebração da Semana Farroupilha é um evento teste em São Leopoldo, pois não foram realizados eventos deste porte durante a pandemia até o momento. “Este é o primeiro, porque tenho segurança e garantia dos patrões”, frisou.


O secretário de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, contou que acompanhou a busca da centelha da Chama Crioula em Nova Santa Rita, realizada pela 12ª Região Tradicionalista, no sábado, 11 de setembro, e saudou o esforço dos cavalarianos. O secretário ressaltou a importância do comprometimento das entidades para que ocorresse a programação. A Prefeitura fez a blitz de vacinação nos dois acampamentos para que o público-alvo pudesse cumprir o cronograma da vacina. Os secretários de Saúde, Marcel Frison, e de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, também participaram da solenidade.


Durante a semana as entidades tradicionalistas vão fazer suas programações obedecendo o decreto que prevê a participação exclusiva de pessoas vacinadas contra a Covid-19 e os protocolos de segurança, entre eles o uso de máscaras.


Solidariedade

A partir desta segunda-feira, até o dia 20 de setembro, a comunidade leopoldense poderá fazer suas doações nos acampamentos do Parque do Trabalhador e da Feitoria e nos galpões e piquetes das entidades tradicionalistas. A Agap, a ATGF, com o reforço do 2º Puxirão solidário, organizado pelo Centro Leopoldense da Tradição Gaúcha (CLTG) e as entidades tradicionalistas, e apoio da Prefeitura de São Leopoldo promovem a campanha de arrecadação de alimentos que serão destinados a famílias em vulnerabilidade social.


Fonte: PMSL

Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page