top of page
Buscar

Advogado Tacla Duran acusa procurador da Lava Jato de receber propina de doleiros


Advogado Tacla Durana

Em depoimento feito ontem ao juiz Eduardo Appio, da 13ª. Vara Federal de Curitiba, que trata dos processos originados na operação Lava Jato, o advogado Rodrigo Tacla Duran acusou o ex-procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima de receber propina para que doleiros não fossem processados pela força-tarefa.


Na participação por videoconferência feita da Espanha, onde mora, Tacla Duran disse que o doleiro chinês naturalizado brasileiro Wu Yu-Sheng pagou 500 mil dólares a advogados que integravam o esquema. Ele não foi processado em Curitiba.


"Essa proteção era praticada mediante a cobrança de uma taxa, para que o doutor Carlos Fernando se comprometesse à não-persecução penal (sic) desses doleiros que participavam da mesada, entre eles o Wu", explicou Tacla Duran na audiência. "Ele passou a ajudar a pagar esse valor todo mês, por muito tempo".


Carlos Fernando dos Santos Lima , ex-procurador da lava jato

Carlos Fernando dos Santos Lima atuou por quatro anos na força-tarefa do Ministério Público Federal que protagonizou a operação Lava Jato e muitos dizem que ele seria um dos principais estrategistas do grupo, apesar de Deltan Dallagnol, hoje deputado, ter conseguido maior visibilidade.


A informação e os dados fornecidos sobre as contas bancárias em que teria havido movimentação de propina foram encaminhados pelo juiz da 13ª Vara para a Superintendência da Polícia Federal do Paraná com objetivo de abertura de investigação.


Tacla Duran falou na condição de testemunha indicada pelo ex-vice-presidente do Equador Jorge Glas, que responde a processo por denúncia feita por Dallagnol.


O advogado, que em 2016 trabalhava para a empreiteira Odebrecht, disse ao juiz que, na época, executivos da empresa contavam que eram "forçados e humilhados a delatar" à força-tarefa da Lava Jato.


"Alguns não tinham o que delatar, na verdade, e eram forçados para não serem presos", conta Tacla Duran.


Fonte: Portal UOL

0 comentário

Comentários


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page