ALERTA: calor de verão traz riscos de tempestades nas próximas horas no RS
- Start Comunicação

- 5 de out.
- 1 min de leitura

A Região Sul do Brasil amanheceu sob os efeitos de uma forte massa de ar quente, úmida e instável, que elevou de maneira intensa as temperaturas, o que leva a riscos de temporais isolados. A atmosfera já vinha agitada: ontem, no fim da tarde e início da noite, pontos do Centro ao Nordeste gaúcho registraram chuva forte e temporais pontuais.
Segundo meteorologistas, o domingo será ainda mais quente que o sábado e o ar instável unido à aproximação de uma frente fria prepara o terreno para episódios de instabilidade, especialmente à tarde e à noite.
☀️ Calorão com cara de verão
A elevação térmica vai ser expressiva — muitos locais do Rio Grande do Sul podem ultrapassar os 35 °C.
Há quem projete máximas entre 32 °C e 35 °C na maioria das regiões, com picos até maiores em vales e zonas mais quentes.
Em Porto Alegre, espera-se calor intenso para começo de outubro, com termômetros batendo entre 33 °C ou mais.
⛈️ Risco de temporais localizados
A combinação “calor + umidade + instabilidade” é propícia à formação de nuvens de tempestade com chuva forte, trovoadas e rajadas de vento, sobretudo à tarde e durante a noite.
As regiões mais vulneráveis são Sul, Oeste e Centro do estado, onde a instabilidade geralmente se forma com mais intensidade. Em outras áreas, o risco existe, mas tende a ser mais pontual. A aproximação da frente fria potenciando esse cenário chama atenção: esse tipo de avanço costuma provocar eventos mais violentos na atmosfera.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br


































Comentários