A Prefeitura de Porto Alegre inicia nesta segunda-feira (29) vistorias em pensões que prestam serviço terceirizado de acolhimento a indivíduos sob situação de vulnerabilidade. Motivado pelo incêndio que na madrugada da última sexta-feira (26) matou dez pessoas em uma pousada da rede Garoa na avenida Farrapos no bairro Floresta, o trabalho será realizado por uma força-tarefa.
Integram a equipe servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), com apoio das pastas da Saúde (SMS) de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPae) e Obras e Infraestrutura (Smoi). No foco da iniciativa estão os endereços de hospedagem mantidos pela empresa, contratada em caráter emergencial desde 2020 – primeiro ano da pandemia de coronavírus.
O convênio tem sido renovado desde então, com um desembolso anual de R$ 2,7 milhões à empresa, que administra todas as 23 pensões atualmente conveniadas à Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). O próprio contrato também será alvo de apuração.
Fonte: o Sul