top of page
Buscar

Após questionamentos de candidatos, prefeitura de Porto Alegre anula resultado de concurso


Lista de habilitados divulgada apresentava pessoas com notas acima do limite definido no edital e nomes inexistentes | Imagem: Reprodução

O resultado de um concurso para a contratação, por tempo determinado, para os cargos de auxiliar de serviços gerais, auxiliar de cozinha e cozinheiro foi anulado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio de Porto Alegre. O cancelamento foi anunciado em edição extra do Diário Oficial do município desta quarta-feira (9).


A decisão ocorreu após os candidatos questionarem erros na divulgação, com pessoas apresentando notas acima do limite estabelecido no edital e até classificados com nomes inexistentes.


O edital, divulgado em 31 de janeiro deste ano, estabelece três categorias para avaliação dos candidatos a partir do tempo de serviço e da experiência nos cargos. Não houve aplicação de provas, com a seleção ocorrendo via análise do currículo.


Para a primeira categoria, era necessário apontar a atuação em órgãos públicos de Porto Alegre, com pontuação máxima de 250. Na categoria atuação em instituição de ensino público ou privado, os habilitados poderiam alcançar até 180 pontos. E, por fim, atuação no cargo desejado, com nota máxima de 130 pontos.


No entanto, ao fazer a análise do resultado, divulgado na terça-feira (8), era possível encontrar incoerências na classificação. Uma delas era de uma pessoa que alcançou a nota final de 505,47 pontos, sendo 489,27 conquistados somente na primeira categoria – o que não é compatível com o edital.


Outro erro apontado pelos participantes do concurso, e que pode ser observado no resultado, é a habilitação de um candidato com o nome “Serviso Gerais”, que conseguiu nota final de 48,6 pontos.


— Nós esperamos muito pelo resultado e, quando recebemos, encontramos essa situação. Tem vários erros no edital e pessoas com anos de experiência na função que receberam notas baixas. Tem pontos que não fazem sentido — afirmou a auxiliar de serviços gerais Giovana Borba, que busca seguir atuando em uma escola municipal.


Outra candidata, que não quis se identificar, revela que este é o segundo concurso de que participa e que ficou surpresa com o resultado.


— Ano passado, quando não tinha experiência, consegui uma nota um pouco mais baixa do que agora, que já estou há um ano trabalhando em uma escola. A minha nota teria que subido mais, não é? — questionou.


A secretaria confirmou que o edital com o resultado preliminar das notas será publicado na próxima segunda-feira (14), com a indicação de prazo para interposição de recursos.


Fonte: GZH

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page