Audiência Pública apresenta cursos do novo câmpus do IFSul em São Leopoldo
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 3 de nov.
- 2 min de leitura

O novo câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense (IFSul) em São Leopoldo deu mais um passo na última quinta-feira (30) com a realização de uma Audiência Pública no Plenário da Câmara Municipal. O encontro apresentou à comunidade os primeiros cursos que serão oferecidos e reuniu vereadores, representantes da reitoria do IFSul, Conselho Municipal de Educação, Sebrae, ACIST-SL e Unisinos.
Para o início das atividades, foram escolhidos os cursos:
Técnico em Programação de Jogos Digitais (eixo de Informação e Comunicação)
Técnico em Fabricação Mecânica (eixo de Controle e Processos Industriais)
Também está em estudo a implantação do curso Técnico em Biotecnologia, previsto para os próximos dois anos.
Segundo Richard Martins, coordenador da Comissão de Implantação do Câmpus São Leopoldo e futuro diretor da unidade, a escolha das formações partiu de uma pesquisa com alunos do 9º ano da rede municipal. “Queríamos ouvir a comunidade e entender o que desperta o interesse dos jovens. A partir disso, definimos cursos que dialogam com a vocação tecnológica e industrial da cidade, sem deixar de olhar para o futuro e para as novas profissões”, explicou.
Martins destacou ainda que as obras, iniciadas em setembro, estão em andamento e a expectativa é ocupar as salas de aula assim que houver liberação das portarias pelo MEC.
O reitor do IFSul, Carlos Corrêa, reforçou a importância estratégica do novo câmpus. “Este câmpus é uma conquista da cidade. O IFSul é sinônimo de educação pública de excelência, de inclusão e de desenvolvimento regional. São Leopoldo passa a fazer parte de uma rede que forma cidadãos críticos, profissionais qualificados e empreendedores sociais”, afirmou.
Corrêa anunciou que serão realizados concursos públicos para contratação de 70 docentes e 45 técnicos administrativos, que ingressarão gradualmente conforme autorização do MEC.
Impacto para São Leopoldo e cooperação regional
A vereadora Iara Cardoso (PDT) ressaltou que a chegada do IFSul amplia oportunidades de educação e transforma a cidade em polo de conhecimento. “São cursos de altíssimo nível, voltados para a inovação, a tecnologia e o trabalho do futuro. Tenho certeza de que esse câmpus vai transformar vidas e fortalecer São Leopoldo como uma cidade do conhecimento”, afirmou.
Representando o Câmpus Sapucaia do Sul, a professora Marineiva Manganeli destacou a cooperação entre unidades. “Queremos estar próximos, somando forças, trocando experiências e construindo juntos esse novo momento da educação federal na região”, disse.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels com colaboração do jornalista Guilbert Trendt.































Comentários