Audiência pública debate práticas integrativas e plantas alimentícias não convencionais
- Start Comunicação

- 21 de ago.
- 1 min de leitura

Na segunda-feira, 25 de agosto, às 18h, o plenário da Câmara de Vereadores de São Leopoldo sedia a Audiência Pública “PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais”. A iniciativa do vereador Fábio Bernardo (PT) reunirá terapeutas, coletivos, instituições da região e convidados internacionais em formato online. O encontro busca discutir estratégias para ampliar e fortalecer essas práticas, em diálogo entre poder público, especialistas e comunidade.
"Esta audiência é um passo muito importante para construirmos políticas públicas que priorizem o cuidado integral e humanizado da população. É importante ouvir os saberes da comunidade e especialistas para formularmos ações concretas que tornem essas práticas acessíveis a todos, especialmente nas regiões descentralizadas, onde o acesso à saúde é mais precário", destaca o vereador Fábio Bernardo.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) incluem terapias baseadas em saberes tradicionais, como fitoterapia, meditação, acupuntura e yoga, muitas reconhecidas pelo SUS desde 2006. Essas práticas priorizam prevenção, cuidado integral e a relação humana na saúde.
Já as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS), como ora-pro-nóbis, caruru e bertalha, promovem espécies com valor nutricional e medicinal, contribuindo para segurança alimentar, biodiversidade e preservação de saberes populares.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Luis Guilherme Zambrzycki | Fonte: Pâmella Atkinson/Assessoria Parlamentar


































Comentários