top of page
Buscar

Avisados estavam: noite de vandalismos e atos criminosos marcam a noite de natal em São Leopoldo e região



SÃO LEOPOLDO: o que há muito tempo se anunciava diante do olhar de qualquer pessoa ou autoridade pública da área de segurança que realmente estejam acompanhando a situação da segurança em São Leopoldo e região, infelizmente aconteceu e se materializou na noite e madrugada de natal.


A Guarda Municipal e Brigada Militar de São Leopoldo e Novo Hamburgo foram contatadas com pedidos de várias regiões das cidades. Em São Leopoldo, a população enviou dezenas de pedidos de providências pelo abuso de centenas de motoqueiros que de maneira organizada e articulada, tomaram conta das ruas da cidade e da região. As denúncias relatavam grupos de motoqueiros pelos mais diversos bairros da cidade realizando rachas, conduzindo veículos sem placas, sem capacete, dentre outras infrações.


A GCM buscou diante da proporção nunca visto em São Leopoldo de acontecimentos tão graves, montou uma força tarefa para averiguar os locais com mais ligações como as Avenidas Albino Timm, D. João Becker, das Américas (ocorrência acompanhada pelo Sistema Integrado de Monitoramento -SIM, que prestou o suporte às equipes) e o cruzamento das Avenidas João Corrêa com Thomas Edson (estas duas últimas em conjunto com a Brigada Militar). Segundo informações obtidas em setores da GCM e BM, o número de efetivos e viaturas disponíveis durante a noite eram bem menores do que as necessidades diante de algo tão grave. Fizemos o que foi possível falaram os mesmos. Ou seja, não se teve o planejamento necessário e adequado para um período tão complexo como festas de natal e de ano novo.


Na Avenida João Corrêa esquina com Thomaz Edson, um dos locais mais conflituosos da cidade, estima-se que cerca de mil pessoas bloquearam a avenida, onde queimaram um veículo que estava na via pública. As guarnições foram recebidas com garrafadas, sendo necessário o uso da força para dissipar a aglomeração.


Segundo informações da área de segurança, foram autuados 33 veículos durante a Operação, sendo as principais autuações por realização de manobra perigosa, motociclistas sem utilizar capacete e licenciamento vencido.


Os fatos desta triste e vergonhosa noite, são consequência de omissão do conjunto da área de segurança que estão há vários anos recebendo denúncias desses fatos e pouca coisa fizeram até agora. Enquanto não se tomarem providências com a participação da Brigada Militar, Guarda Municipal, Policia Cível, administração municipal e Ministério Público, a situação vai continuar a mesma a até se agravar. Por falta de avisos, as autoridades não podem reclamar.


A pergunta que toda a população faz nesta hora, é onde estão os setores de inteligência e prevenção da segurança pública de São Leopoldo e região??


0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page