Banco Central eleva taxa Selic para 13,25% ao ano
- Start Comunicação

- 30 de jan.
- 1 min de leitura

O Banco Central (BC) decidiu elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em um ponto percentual, passando de 12,25% para 13,25% ao ano. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (29/1) após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e contou com unanimidade entre os nove diretores da instituição.
O aumento já era esperado pelo mercado financeiro, especialmente após o próprio BC ter sinalizado, em dezembro, que adotaria uma postura mais rígida diante do avanço da inflação. A elevação da Selic marca a primeira decisão do Copom sob a presidência de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o BC.
A decisão do Copom reflete a preocupação com a inflação crescente no país. No comunicado divulgado após a reunião, o comitê indicou que, caso o cenário atual se mantenha, a Selic poderá sofrer novo aumento de igual magnitude na próxima reunião.
"Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de mesma magnitude na próxima reunião", destacou o documento.
FONTE: Agência Brasil































Comentários