Banco Central mantém taxa básica de juros em 15% ao ano, mas indica corte em março
- Start Comunicação
- há 8 minutos
- 1 min de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (28) manter a taxa básica de juros da economia, a Selic, estável em 15% ao ano.
O Copom, no entanto, sinalizou início de cortes a partir da próxima reunião, em março. Isso porque há uma expectativa de que a inflação esteja mais controlada.
"O comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta", escreveu o Copom.
O atual patamar é o maior em quase 20 anos – em julho de 2006, ainda no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Selic estava em 15,25% ao ano.
Desde o ano passado, integrantes do governo defendem que o Banco Central reduza os juros. A avaliação da área econômica do governo é que o patamar elevado dos juros tem diminuído a atividade econômica. A decisão do Copom desta quarta-feira, que não alterou a Selic, foi unânime.
FONTE: G1







