top of page
Buscar

Casa geriátrica de Novo Hamburgo leva idoso às urnas e orienta voto em Bolsonaro


Denúncia foi feita por familiares | Imagem: Reprodução

Portador de uma doença neurodegenerativa, um idoso residente do Residencial Bem Viver, em Novo Hamburgo, foi levado às urnas em 30 de outubro à revelia da família e orientado a votar em Bolsonaro. A denúncia foi feita pelo portal Matinal.


Pelo depoimento gravado com autorização da filha, o homem, que não será identificado para proteger a sua identidade, afirma ter concordado em ir à seção eleitoral após uma insistência da técnica em Enfermagem Sandra Ferraz de Oliveira, gerente do Bem Viver.


O idoso teria votado com um xerox da carteira de identidade que estava em posse do lar. A comprovação do voto no segundo turno foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral e deixou a família perplexa.


Segundo os familiares, em nenhum momento eles foram comunicados que o idoso sairia do residencial para ir votar.


A proprietária do lugar, teria dito, às vésperas do segundo turno e reiteradas várias vezes, que a casa geriátrica fecharia em caso de vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. O caso pode ser enquadrado como crime de coação eleitoral, previsto no artigo 301 do Código Eleitoral.


A reportagem do Matinal entrou em contato com Sandra que afirmou que a informação não procede e que eram totalmente imparciais. O caso foi denunciado pela família ao Ministério Público de Novo Hamburgo, que pediu mais informações.


Em áudio enviado por um familiar para a reportagem, gravado com autorização do idoso, ele relata sensações de culpa e vergonha por ter sido exposto a situação de ser constrangido a votar em Bolsonaro. Sandra conduziu o idoso até a urna – ele tem dificuldades de locomoção - e assinou um termo na própria seção dando a ela essa autorização. Ainda há a especulação que ela também levou outros idosos do recidencial.


O Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso de Novo Hamburgo informou que não recebeu denúncia de coação eleitoral do Bem Viver, mas confirmou que o lar está com a inscrição vencida desde maio deste ano, conforme relação que consta no site.


Fonte: Matinal





0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page