Um novo período de inscrições para a etapa creche (de 0 a 3 anos e 11 meses completos até 31 março de 2025) estará aberto de 1º a 17 de setembro, informou a Central de Matrículas da Rede Municipal de Educação de São Leopoldo nesta quarta-feira (14).
De acordo com o órgão, as escolas municipais de Educação Infantil, escolas conveniadas e a Central de Matrículas trabalharão com suporte técnico às famílias que tiverem dificuldade em realizar a inscrição. O novo link para as inscrições deve ser divulgado nos próximos dias.
Ainda conforme a central, a responsabilidade pela veracidade dos dados informados durante a inscrição é do próprio candidato, podendo ser verificada a qualquer momento pela equipe do órgão. Qualquer inconsistência pode prejudicar a inscrição ou designação. "É importante que os contatos fornecidos durante a inscrição estejam corretos (endereço, telefone/WhatsApp, e-mail) e que todos os documentos obrigatórios sejam anexados de forma legível”, explica o órgão.
Documentos obrigatórios:
RG ou Certidão de Nascimento da criança;
CPF da criança;
Comprovante atualizado de endereço no nome do/a responsável legal;
Cartão do SUS da criança ou do responsável;
RG ou documento com foto do/a responsável pela criança;
Carteira de vacinação em dia;
Comprovante de Renda Familiar (carteira de trabalho, contracheque, contrato de trabalho ou declaração de Imposto de Renda e de trabalho autônomo de todas as pessoas que moram na residência).
Documentos facultativos:
Pensão alimentícia (pode ser uma declaração);
Certidão de divórcio ou documento da separação de fato;
Comprovante do vínculo empregatício da mãe trabalhadora, quando for o caso;
Comprovante de matrícula, em escola pública, da mãe estudante, menor de idade, quando for o caso;
Comprovante do vínculo estatutário e de renda familiar, no caso de servidor do município de São Leopoldo;
Laudo médico quando a criança for PCD não-notória.
Caso tenha perdido a certidão de nascimento em decorrência da enchente, é possível ir até o Cartório de Registro (rua Clemente Pinto, 290 – Fião) ou entrar em contato através do telefone (51) 3592-9577 e solicitar a 2º via gratuitamente (mostrando o comprovante de residência e calamidade). Por algum motivo, se o morador não mostrar os comprovantes, deverá pagar uma taxa de R$ 53,00.
“A certidão é obrigatória. Não vamos conseguir fazer a inscrição sem ela. Por isso que estamos falando sobre a importância de o pessoal buscar a 2º via caso tenha perdido ela em razão da calamidade”, explicou a titular da Diretoria de informações, Matrículas Escolares e Estrutura (Dimee), Betiele Dewes.
Em caso de dúvidas, o suporte técnico da Central de Matrículas está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, de forma presencial na rua Saldanha da Gama, 817, no Centro. Ou ainda pelo telefone 2200-0826 ou pelos WhatsApp (51) 99650-8145 e (51) 99711-2940 (somente mensagens).
Guilbert Trendt, da Redação Start
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