“Chocolatão” está de volta: mar escuro e mais frio retorna ao Litoral Norte gaúcho
- Start Comunicação

- há 1 hora
- 1 min de leitura

Depois de cerca de um mês com águas mais claras e fora do padrão habitual, o tradicional mar em tom de “chocolatão” voltou a predominar no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Desde a última segunda-feira (26), veranistas têm encontrado a água mais fria e com coloração amarronzada, característica típica da região, mas que ainda não havia se manifestado com intensidade neste verão de 2026.
O fenômeno está associado, principalmente, ao aumento da descarga de água doce e sedimentos trazidos pelos rios da região, especialmente o Rio Tramandaí e o sistema lagunar dos Patos. A combinação entre ventos predominantes do quadrante sul e sudoeste, além da atuação de frentes frias no oceano, favorece o avanço dessas águas em direção ao mar aberto, alterando tanto a temperatura quanto a coloração da água.
Especialistas explicam que o tom amarronzado não indica poluição, mas sim a presença de matéria orgânica e sedimentos naturais em suspensão, comuns no litoral gaúcho. O retorno do “chocolatão” também costuma vir acompanhado de queda na temperatura da água do mar, sensação percebida pelos banhistas nos últimos dias.
Apesar do impacto visual, órgãos ambientais reforçam que a coloração, por si só, não representa risco à saúde, desde que não haja alertas específicos de balneabilidade. As condições podem variar rapidamente, dependendo do regime de ventos, das chuvas no interior do Estado e do comportamento das correntes marítimas.
O cenário atual reforça uma das marcas do litoral do Rio Grande do Sul, conhecido nacionalmente por suas águas mais frias e turvas, em contraste com outros pontos da costa brasileira.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br































Comentários