A sexta-feira (3) será mais um dia de chuva no Rio Grande do Sul, com ameaça de impacto a partir do aumento do nível dos rios. A temperatura segue mais baixa no território gaúcho devido a uma massa de ar frio. Na região das Missões, na Região Central, nos Vales e na Região Metropolitana, chove ao longo de todo o dia. No Norte, a previsão é de tempo fechado e tempestades que ocorrem a qualquer momento do dia.
Na Fronteira Oeste, há previsão para algumas aberturas de sol e chuva pela manhã, enquanto no Sul e em parte da Campanha, o dia fica nublado com possibilidade de garoa ao longo do dia.
Áreas como o Vale do Taquari e Vale do Rio Pardo ainda devem ter registro de água, mas em uma intensidade bastante menor do que o verificado nos últimos dias. Montenegro, no Vale do Caí deve ter 26 milímetros e Lajeado, no Vale do Taquari, cerca de 25 milímetros. Já Santa Maria, visitada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (2), deve ter 20 milímetros de chuva.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas de temporais para o Rio Grande do Sul. Os comunicados indicam diferentes graus de perigo, dependendo das regiões abrangidas. A Metade Norte do Estado segue sendo a área de maior preocupação. O primeiro alerta, vermelho, válido até 12h dessa sexta-, abrange a Região Norte, o Noroeste, a Serra, o Litoral Norte e parte da Região Metropolitana, e indica chuva superior a 100 milímetros ao dia e grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e encostas.
Já o aviso laranja, também válido até 12h, engloba a Região Norte, o Noroeste, a Serra, o Vale do Rio do Sinos e parte do Litoral Norte, alertando para possibilidade de tempestades com acumulados de até 100mm/dia, ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo.
Fonte: GZH
Comments