top of page

Ciclone no Uruguai aumenta risco de temporais no Rio Grande do Sul nos próximos três dias

Foto: Douglas Cunha
Foto: Douglas Cunha

Um ciclone extratropical começa a se formar entre esta sexta-feira (9) e o sábado (10) no Uruguai e deve intensificar a instabilidade no Rio Grande do Sul, com risco de temporais fortes a severos ao longo do fim de semana, alerta a MetSul Meteorologia.


A baixa pressão associada ao sistema se organizou a partir de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) formado sobre o centro e o nordeste da Argentina, trazendo nuvens carregadas, chuva intensa e tempestades. Embora os ventos mais fortes do ciclone atinjam principalmente o território uruguaio — com rajadas entre 70 km/h e 100 km/h no sábado e no domingo (11), seus efeitos devem alcançar o Sul do Brasil.


No Rio Grande do Sul, a combinação de ar quente e úmido com a queda da pressão atmosférica favorece episódios de chuva forte a intensa em curto período, com risco de alagamentos, enxurradas e inundações repentinas. Também são esperados temporais isolados com rajadas de vento, granizo e, de forma localizada, vendavais intensos com rajadas próximas ou acima de 100 km/h, especialmente entre a tarde e a noite.


Nesta sexta e no sábado, a instabilidade atua desde cedo no Oeste gaúcho, enquanto nas demais regiões o sol aparece entre nuvens antes da chegada das tempestades. No domingo, o tempo melhora em parte do estado, com sol predominando, mas ainda há chance de chuva isolada no Sul e no Leste. A instabilidade mais intensa do dia se concentra em Santa Catarina e no Paraná.


A MetSul recomenda atenção redobrada para alertas meteorológicos, especialmente no Rio Grande do Sul, devido ao potencial de tempo severo.


FONTE: Metsul

Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page