top of page

Cineastas de "O Caso Evandro" e "Compro Likes" estão entre professores de curso audiovisual em NH


ree
Imagem: divulgação.

O sonho de trabalhar com filmes e séries pode estar mais próximo da realidade com o lançamento da formação audiovisual Profissa NH, um curso que vai contemplar sete diferentes áreas, como roteiro, produção e direção. As atividades serão ministradas por 60 professores experientes e especialistas do setor, que já passaram por produções premiadas e distribuídas por grandes estúdios, como Disney+, Netflix e Globoplay. Com inscrições abertas até dia 22 de julho, a atividade é direcionada a jovens a partir de 16 anos que desejam seguir uma carreira na indústria audiovisual. Ao todo, serão 70 alunos contemplados pelo projeto, sendo parte das vagas destinadas a bolsas de estudos gratuitas.


A aula inaugural vai contar com a roteirista e diretora Ludmila Naves, que atuou no roteiro de séries como "Gaby Estrella" e "Escola de Gênios", do Gloob, "Onisciente" e "Cidade Invisível", da Netflix, além de "As Five" e "O Caso Evandro", do Globoplay. Em sua participação no curso, ela falará sobre a importância da showrunner na criação, viabilização e realização de uma série.


Outro nome confirmado é a cineasta Audrey Pereira, na disciplina de Assistência de Direção. Seus projetos mais recentes, são as séries nacionais “dr4g0n”, do Globoplay, e “Compro Likes”, do Disney+/Star+. Nesta produção também esteve presente Richard Tavares, que no Profissa NH ministrará aulas de Direção de Arte.


Já a disciplina de Roteiro de Cinema ficará a cargo de Davi Pinheiro, diretor, produtor e roteirista de “Porto dos Mortos” road movie de fantasia selecionado para mais de 80 festivais, incluindo o Festival de Cinema Fantástico de Sitges, e vencedor de 15 prêmios, licenciado para Netflix e Hulu. O curso ainda contará com outros profissionais de consistente atuação no mercado audiovisual nas diferentes áreas de interesse. As áreas contemplam Roteiro, Produção, Direção, Arte, Fotografia, Som e Finalização.


A aula inaugural está marcada para dia 3 de agosto. Os encontros ocorrerão de agosto a outubro, enquanto as filmagens da microssérie e a finalização dos episódios ocorrerão de novembro a dezembro de 2023.


A oportunidade de criar o "Profissa NH" é uma colaboração entre três projetos de educação audiovisual: Armazém de Conteúdo, Câmera Causa e Workshop Solidário. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo.


Sobre o "Profissa NH"


O Profissa NH é uma iniciativa pioneira que visa capacitar e impulsionar o crescimento dos profissionais audiovisuais em Novo Hamburgo e região. Ao fornecer acesso a cursos abrangentes e experiências práticas, o projeto busca promover o desenvolvimento de talentos e fortalecer a indústria audiovisual local. Com o apoio de renomados profissionais do setor e parcerias estratégicas, o Profissa NH busca criar um ambiente inclusivo e diversificado, onde todos tenham a oportunidade de aprender, crescer e se destacar na indústria audiovisual.


Sobre as inscrições


Os interessados poderão selecionar três das sete áreas de especialização oferecidas em ordem de preferência. As seleções serão feitas, e cada participante será designado para uma das áreas indicadas. Os candidatos devem fornecer seu currículo e uma declaração de interesse. Os participantes selecionados devem efetuar o pagamento da taxa de matrícula dentro do prazo estabelecido. Caso o pagamento não seja realizado, o primeiro suplente será chamado e o processo continuará conforme necessário.


A taxa do curso é simbólica, de acordo com regulamentações de financiamento público. O valor arrecadado será gerenciado e utilizado pelos próprios participantes na produção dos episódios.


  • R$250,00 - Público em geral (aproximadamente 50% das vagas)

  • R$125,00 - Professores, estudantes de escolas públicas, estudantes universitários, idosos, aposentados, pessoas trans/travestis, pessoas pretas e instituições parceiras, mediante justificativa de desconto (máximo de 40% das vagas)

  • Gratuito - Pessoas provenientes de projetos sociais e audiovisuais da Prefeitura de Novo Hamburgo, desempregados, pessoas pertencentes a grupos em vulnerabilidade social, pessoas com deficiência (PCDs)*, indígenas, estrangeiros oriundos de países em conflito/exilados, beneficiários do Bolsa Família e outras pessoas que, por meio de uma carta de intenção, justifiquem a necessidade de bolsa integral (máximo de 10% das vagas)


*No formulário de inscrição, haverá uma solicitação de acessibilidade, na qual o "Profissa NH" garantirá a participação de um intérprete de libras para alunos surdos ou com deficiência auditiva e de um guia-intérprete para alunos cegos ou com deficiência visual parcial.


Colaboração da jornalista Marina Mentz


Comentários


1230x1020-START-Me-Leva-Pra-Casa
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
Anúncio_1230px-X-1020px
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page