A comunidade senegalesa de São Leopoldo está com os preparativos acelerados para a realização da festa Magal Touba, um encontro de celebração e solidariedade da população de Senegal que vive na região. A festa ocorre na próxima segunda-feira (4), das 8h às 20h, na Sociedade Orpheu (rua Brasil, 506, Centro).
O organizador do evento, Cheikh Diopp, destaca que cerca 40 senegaleses moram em São Leopoldo e chega ao total de 300 vivendo no Rio Grande do Sul. Ele conta que Magal Touba é uma tradição no seu país e na cidade é realizada desde 2018. Além da religiosidade da cultura muçulmana, a festa traz elementos culturais do povo de Senegal nas suas roupas, decoração e na culinária.
As atividades são abertas para o público de forma gratuita como forma de demonstrar a solidariedade dos senegaleses. A programação conta com café da manhã, almoço, poemas e recitais muçulmanos, café da tarde e jantar. O cardápio terá comidas senegalesas, que tem como base o arroz, peixe, cenoura e temperos, assim como terá do Brasil.
O Magal Touba une confraternização, orações, cantos e recital de poemas ressaltando o sagrado e a memória. Esta celebração ocorre em Senegal na cidade denominada Touba e atravessa fronteiras, onde estão as comunidades que seguem a religião.
Programação:
8h- café da manhã;
12h- almoço;
15h- poemas;
17h- café da tarde;
20h- janta (churrasco, comida nativa e muito mais).
Contatos para mais informações podem ser feitos com a organização do evento com Diopp (51) 98305-2765.
Fonte: PMSL
Comments