Concurso da Brigada Militar com cotas trans segue com quatro candidatos na disputa
- Start Comunicação

- 27 de set.
- 1 min de leitura

Seis meses após o lançamento do primeiro concurso da Brigada Militar (BM) com reserva de vagas para pessoas transexuais, quatro candidatos ainda seguem na disputa. O certame, aberto em março, previa 1,2 mil vagas, sendo 1% (12 vagas) destinadas a pessoas trans. Ao todo, 50 se inscreveram.
Até agora, três homens trans e uma mulher trans foram aprovados nas fases de exame intelectual, de saúde e de capacitação física. A próxima etapa será a avaliação psicológica, seguida da investigação social. Quando as vagas destinadas a cotistas não são preenchidas, elas são redistribuídas para a ampla concorrência.
O cargo oferecido é de soldado de primeira classe, com salário inicial de R$ 5.944,85. A previsão é concluir a seleção em novembro.
Além desse concurso, a BM também abriu vagas com cotas trans para oficiais da saúde, onde cinco pessoas se inscreveram e duas seguem na disputa. Já para o curso de capitão não houve inscritos trans.
A política de cotas para pessoas transexuais em concursos públicos no RS foi criada em 2021 pelo decreto nº 56.229, do governador Eduardo Leite, que prevê reserva de 1% das vagas para mulheres trans, travestis e homens trans.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br


































Comentários