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Foto do escritorGuilbert Trendt

CRAS de São Leopoldo orientam a população sobre benefícios à famílias atingidas pela enchente

Imagem: divulgação/ PMSL.

Com a diminuição do número de pessoas que foram atingidas pela enchente alojadas nos abrigos administrados pela Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo (SAS), desde a semana passada o atendimento presencial nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Centro, Leste e Oeste foi restabelecido nas sedes próprias destes serviços. Já o CRAS Nordeste segue funcionando temporariamente na Associação Meninos e Meninas da Progresso (Ammep) até que o espaço próprio, inundado pela enchente, seja recuperado. 


“Neste momento, os servidores dos CRAS estão sanando dúvidas da comunidade quanto aos benefícios a quem foi atingido pela enchente. Quando cessar esta grande demanda, retomaremos os serviços habituais dos centros de referência”, enfatiza a diretora da Proteção Social Básica da SAS, Gerusa Cristina de Souza. Nesta segunda-feira (17), 1.484 pessoas permaneciam alojadas, em 21 abrigos.


Segundo Gerusa, apenas a sede do CRAS Norte, que teve as instalações elétricas e todo o mobiliário danificados, permanece sem data estipulada para retomar o funcionamento. A limpeza do CRAS Nordeste, um dos mais afetados, recebe apoio de soldados do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19º BIMtz). “É importante frisar que, mesmo no período mais crítico da enchente, os servidores não deixaram de atender à comunidade, ocorre que foi necessário deslocá-los para o atendimento à população nos alojamentos”, acrescenta. O horário de atendimento presencial dos CRAS é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. 

 

A comunidade também pode utilizar o ZAP Assistência Social São Léo pelo número de celular (51) 99284-2851, canal exclusivo para tirar dúvidas sobre programas e benefícios o Volta Por Cima e o Pix SOS Rio Grande do Sul, do governo estadual, e o Auxílio Reconstrução, concedido pelo governo federal, além de orientações sobre a política assistencial de São Leopoldo.  


Para atualização de informações de usuários no CadÚnico ou novas inserções de famílias que ainda não estejam cadastradas para acessar programas e benefícios sociais, o canal exclusivo é a Central de Atendimento do CadÚnico. A Central funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, somente para ligações pelos números (51) 2200-0550 e (51) 2200-0551. 

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