top of page

Crise no templo: após críticas de Malafaia, Damares divulga lista de igrejas citadas na CPMI do INSS

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quarta-feira (14), uma lista de igrejas e líderes evangélicos que tiveram pedidos de convocação ou de transferência de sigilo aprovados pela CPMI do INSS. A manifestação ocorre após o pastor Silas Malafaia anunciar um desafio público à parlamentar, cobrando explicações sobre declarações que associaram igrejas e pastores a fraudes contra aposentados.


Em nota publicada nas redes sociais, Damares afirmou ser autora do requerimento que criou a CPMI, instalada em 2025, e destacou que todas as informações citadas por ela em entrevista ao SBT News são públicas, constam em documentos oficiais e foram aprovadas pelos membros da comissão.


Segundo a senadora, os requerimentos se baseiam em indícios apontados por Relatórios de Inteligência Financeira e dados da Receita Federal. Entre as instituições citadas estão a Adoração Church, a Assembleia de Deus Ministério do Renovo, o Ministério Deus é Fiel Church (SeteChurch) e a Igreja Evangélica Campo de Anatote. Também foram mencionados pedidos de convocação ou quebra de sigilo envolvendo líderes religiosos como André Valadão, César Bellucci, Péricles Albino Gonçalves, Fabiano Zettel e André Fernandes.


Damares afirmou sentir “desconforto e tristeza” diante da possível participação de líderes religiosos em fraudes, mas ressaltou que a CPMI tem o dever constitucional de apurar os fatos com responsabilidade e imparcialidade.


Após a nota, Malafaia voltou a criticar a senadora, acusando-a de generalizar acusações contra a Igreja Evangélica. A CPMI do INSS investiga um esquema nacional de descontos e empréstimos consignados irregulares contra aposentados e pensionistas. O relatório final está previsto para março, com possibilidade de prorrogação.


Comentários


START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page