Vereadora Iara Cardoso lança ação de restauração e modernização do acervo da Câmara
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 11 de nov.
- 1 min de leitura

Com o objetivo de preservar a memória institucional e modernizar o acesso à informação, a Câmara Municipal de São Leopoldo iniciou um amplo processo de restauração, digitalização e catalogação de seu acervo documental. A ação foi determinada pela presidente da Casa, vereadora Iara Cardoso (PDT), e está sendo conduzida pelo setor de Arquivo.
O trabalho busca assegurar a conservação do patrimônio histórico do Legislativo, ao mesmo tempo em que amplia a transparência e a eficiência da gestão pública. O acervo reúne documentos produzidos desde 1948, incluindo registros financeiros, portarias, regimentos internos, correspondências, processos legislativos, comissões de inquérito, atas, prestações de contas, balanços patrimoniais e certificados, entre outros.
Durante o processo, as antigas caixas de arquivo foram substituídas devido ao desgaste natural, e uma parte expressiva do material já foi digitalizada. Tanto os arquivos físicos quanto os digitais estão sendo organizados e catalogados, o que facilitará a pesquisa e o acesso a informações históricas.
Para a presidente Iara Cardoso, o projeto representa um marco na valorização da história do Legislativo e no avanço da gestão documental.
“Esse trabalho tem como objetivo preservar a memória institucional e patrimonial, modernizar o acesso aos arquivos e dar ainda mais transparência ao processo legislativo. É fundamental preservar nossa história, inclusive nos períodos mais conturbados, porque ela faz parte da construção da democracia e da identidade da Câmara”, destacou.“Com essa iniciativa, reafirmamos nosso papel como guardiões da memória pública e avançamos rumo a uma gestão mais eficiente e acessível à comunidade”, completou.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels com a colaboração do jornalista Chico Júnior/CMSL































Comentários