Câmara de São Leopoldo recebe discussão sobre o conceito de “Cidades-esponja”
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 11 de nov.
- 2 min de leitura

A Câmara Municipal de São Leopoldo recebe, nesta sexta-feira (14), às 14h, o encontro “Cidades-esponja — soluções sustentáveis para enfrentar os desafios das enchentes e da gestão das águas urbanas”, promovido pelo Fórum Regional da Sub-Bacia do Arroio Sapucaia.
O debate contará com a participação da promotora de Justiça da Regional Sinos, Ximena Cardozo Ferreira, e da coordenadora do projeto VerdeSinos e secretária executiva do Comitesinos, Kely Boscato. A mediação será conduzida pelo vereador Anderson Etter (PT).
O conceito de cidades-esponja, que ganhou destaque após os eventos climáticos extremos que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, propõe um novo olhar sobre o planejamento urbano e a convivência com as águas. Inspirado nos ecossistemas naturais, o modelo busca transformar o modo tradicional de lidar com drenagem, enchentes e impermeabilização do solo.
Segundo a promotora Ximena Cardozo Ferreira, o conceito visa promover cidades mais resilientes e sustentáveis:
“Para convivermos melhor com as águas, precisamos facilitar a filtração, a absorção e o escoamento por meio de soluções baseadas na natureza, que imitam os serviços ecossistêmicos e ajudam a evitar ou minimizar os danos causados pelas chuvas intensas”, explicou.
A iniciativa é uma realização do Fórum do Arroio Sapucaia, com apoio do Comitesinos, do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, da Câmara Municipal de São Leopoldo, do gabinete do vereador Anderson Etter (PT) e da Regional Sinos do Ministério Público do RS. A co-realização é do projeto VerdeSinos, que conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O Fórum Regional tem como objetivo disseminar alternativas de construção de cidades mais sustentáveis e adaptadas à crise climática. A atividade também serve como preparação para o XV Seminário Água para Vida, que ocorrerá no dia 26 de novembro, no Cesuca, em Cachoeirinha, a partir das 9h.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels































Comentários