top of page
Buscar

Defesa Civil de São Leopoldo emite alerta para possibilidade de novo ciclone extratropical


Arte Scom /PMSL

SÃO LEOPOLDO: a Defesa Civil de São Leopoldo emitiu um alerta para a possibilidade de tempestade, chuva volumosa, risco de cheias e transtornos associados aos elevados volumes na Região do Vale do Sinos, entre os dias 7 a 8 de julho. O aviso leva em consideração as informações da Sala de Situação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sema), do Governo do Estado, com atualização do Aviso Hidrometeorológio Nº 212, da noite de quinta-feira, 06 de julho.

Entre a sexta-feira e o sábado (07 e 08), a formação de uma frente fria dando origem a um ciclone extratropical próximo ao litoral que poderá ocasionar chuvas intensas e volumosas entre o Centro e o Leste gaúcho, associados a elevados volumes e também com risco de cheias. A chuva esperada é entre 50 e 80 mm, e pontualmente, chegando aos 100 mm/dia entre as regiões do Centro e Leste.

Na madrugada e manhã do sábado (08), as chuvas continuam sobre o Estado, seguindo intensas, com moderada a forte intensidade entre o Centro, Vales e Leste gaúcho, devido à formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Os volumes devem variar entre 50 e 70 mm/dia nessas áreas. Com a atuação desse sistema, os ventos ganham força, soprando constantes e com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Com isso, a mar também ficará agitado, trazendo o risco para ressaca. No domingo (09), com o afastamento do ciclone, o tempo firme volta a predominar sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas entram em declínio. Os acumulados previstos ao final do evento devem ficar entre 80 e 120 mm, e pontualmente 150 mm.

Informações locais

O nível do Rio dos Sinos em São Leopoldo está em 1,20m de acordo com apontamento da régua do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) instalada na rua da Praia. Dessa forma conforme disposto no Plano de Contingência passa para o nível de observação, sem riscos e sem requerer atenção especial.

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 991178291 e (51) 989247852. Bem como a sala de situação conjunta com os Bombeiros pelo telefone 193. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.


Fonte: SCOM/PMSL



0 comentário

Comments


Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page