Defesa Civil estadual envia equipes e equipamentos a Flores da Cunha após vendaval
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- há 10 horas
- 1 min de leitura

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul intensificou as ações de apoio em Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, após o forte vendaval que atingiu a localidade no final da tarde de segunda-feira (8). O episódio provocou danos em ao menos 80 residências, além de escolas, comércios, uma igreja e a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Equipes da 9ª Coordenadoria Regional, do Departamento de Gestão de Desastres e o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, estiveram no município para auxiliar no atendimento à população. Lonas foram distribuídas às famílias afetadas, e a estrutura estadual enviou geradores de energia, antena Starlink, motobomba e viaturas para suporte às operações.
As equipes seguem na localidade realizando o levantamento completo dos estragos e identificando o número de moradores impactados. O fenômeno meteorológico que atingiu a região ainda está em análise pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil.
Antes do vendaval, o órgão estadual já monitorava a condição do tempo no Rio Grande do Sul, que apontava risco de chuva intensa, ventos fortes e possível queda de granizo. Durante a manhã de segunda-feira, foram emitidos avisos meteorológico e hidrológico com base nos dados atualizados do monitoramento.
No período da tarde, foi realizada uma reunião com órgãos integrantes do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil — entre eles Saúde, Educação, Segurança Pública, Assistência Social e representantes de serviços essenciais — para alinhar ações de resposta, minimizar danos humanos e materiais e agilizar a retomada dos serviços na região.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: O Sul































Comentários