top of page
Buscar

Deputado gaúcho, líder dos caminhoneiros, não descarta paralisações no País


Deputado gaúcho não descartou as paralisações | Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O presidente da Frente Parlamentar Mista dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, o deputado federal pelo Rio Grande do Sul Nereu Crispim (PSD) considera o cenário atual mais grave para os transportadores de carga no País do que em 2018, quando houve paralisação nacional da categoria por 11 dias entre maio e junho daquele ano. A situação provocou desabastecimento de produtos e afetou serviços. Crispim não descarta, inclusive, que aconteçam novas paralisações este ano diante do valor do diesel nas bombas, que já se aproxima do litro da gasolina.


Crispim pondera que, no ano passado, caminhoneiros se articularam para paralisar em novembro. No entanto, à época, o governo federal conseguiu, via Advocacia-Geral da União, liminares impondo multas pesadas caso isso acontecesse. O deputado destaca que já há articulações acontecendo em alguns estados, como no Espírito Santo, por exemplo.


Nereu defende que o presidente Jair Bolsonaro determine o fim da política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que cobra dentro do Brasil o mesmo preço dos combustíveis que são vendidos internacionalmente. Com isso, os combustíveis no País sobem toda vez que o preço do dólar ou do barril de petróleo aumentam. Política que começou a ser praticada no governo de Dilma Rousseff , foi oficializada no governo de Michel Temer e continuou a ser seguida por Bolsonaro.


O deputado afirma que a frente parlamentar articula reuniões em Brasília na tentativa de que seja tomada uma decisão a curto prazo para reduzir o valor do diesel. Na última terça-feira (10), a Petrobras elevou em 40 centavos o valor do litro vendido pelas refinarias às distribuidoras, gerando uma reação negativa entre caminhoneiros e setores produtivos.




0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page