top of page
Buscar

Dicas de roteiros para o Findi: Tô na Praça, em São Leopoldo e Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti


Lugar chama a atenção pela arquitetura enxaimel | Imagem: divulgação/ Trip 5.

Para você que adora passear no tempo livre, a Start Comunicação, em conjunto com a Trip 5, traz duas dicas de roteiro para o fim de semana.


A partir das 11h deste domingo (22), ocorre a 2ª edição do Tô na Praça de 2022. Após o sucesso do evento realizado no dia 24 de abril na Praça Balduino Streit, na Scharlau, a ação desembarca na Feitoria, em São Leopoldo. O local escolhido foi a Praça Malta, que fica na rua Frederico Allgayer.

Imagem: divulgação/ Tô na Praça.

Entre as atrações previstas estão apresentações musicais, food trucks, bancas de artesanato, oficinas de artes e espaço de adoção pet. Eco do Pampa, Geração 60, Estação do Tempo, Encontros de Fé, Click Drum Escola de Música e Drum Shop e a professora de ritmos Adri Santos, do Espaço Conexão, botam os visitantes para dançar e se divertir.


Além do ambiente musical, os moradores vão poder acompanhar oficinas de arte com @atelie_helenart e @klaubrentanoartes.


O projeto é organizado por Fábio Rosado, Cléber Bampi e José Ferreira Junior. Em caso de chuva, o evento será adiado.


A segunda dica para este fim de semana é o Núcleo de Casas Enxaimel, que fica em Ivoti. Localizado junto à Ponte do Imperador, pertence ao local histórico mais visitado do município, também conhecida como cidade das flores.


As casas, construídas entre os séculos XVIII e XIX, possuem estilo arquitetônico Enxaimel, método construtivo utilizado pelos imigrantes germânicos. Algumas das casas foram transformadas em museus e retratam como as famílias viviam na época da colonização alemã na região.

Casa Enxaimel | Imagem: Trip 5/Reprodução

Aos finais de semana acontecem as feirinhas de produtos coloniais e alguns dias shows de bandas típicas alemãs.


Neste fim de semana e no próximo (27, 28 e 29 de maio), ocorre a 15ª Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti no local. São mais de 80 expositores, nos segmentos de mel e derivados, panificados, laticínios, produtos coloniais, agroecológicos, agroindustriais, flores, folhagens, artesanato e bebidas artesanais. Confira a programação completa.


Lá, existem três locais para almoçar: Bar & Lancheria do Paulinho (churrascaria, bebidas e lanches), Casa Amarela Café (café colonial) e a Casa Adoma (cardápio by Gaelzer Gaelzer Gastronomia). São experiências diferentes para almoço mas atendem vários tipos de paladares.


Cervejaria Adoma | Imagem: Trip 5/Reprodução

Uma das casas restauradas foi transformada num local para eventos e bar ao ar livre, além de ser o showroom da Cerveja Adoma.


Lugar pitoresco e cheio de charme, possui estacionamento próprio e entrada gratuita, além de espaços para sentar-se ao ar livre, caminhar próximo ao rio e playground para as crianças.


A conservação da limpeza do local e dos banheiros públicos é um ponto forte, além de existirem várias lixeiras disponíveis.



Gostou das dicas? Acesse o @trip.5 nas redes sociais pra saber mais. Um bom final de semana e bom passeio!


Guilbert Trendt e Jonas Ramgrab, da Start Redação

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page