top of page
Buscar

Dois cavalos vítimas de maus-tratos são resgatados na avenida Feitoria pelo GDA


Imagem: divulgação/ PMSL.

O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) Ipson Pavani resgatou, nesta quarta-feira (1º), dois cavalos vítimas de maus-tratos. A ocorrência chegou por meio de uma denúncia do secretário municipal de Proteção Animal, Walter Verbist. Ele acionou os agentes após avistar um homem que se deslocava em uma carroça, carregada por dois cavalos, na avenida Feitoria.


Ao chegarem no local, os agentes identificaram vários indícios de maus-tratos aos equinos, além de sinais de exaustão dos animais, devido ao esforço físico e à alta temperatura. Os cavalos receberam água e alimentação e foram levados a uma propriedade rural conveniada com a prefeitura, onde recebem cuidados.


O poder público municipal custeia a diária dos equinos até que sejam adotados. O dono da carroça era beneficiário do auxílio da prefeitura, que visa acabar com o uso de tração animal nos meios de transporte. Por conta do flagrante, o homem perdeu o benefício.


Legislação sobre carroças


Em 2017, foi aprovada a Lei Municipal Nº 8.609, que criou o programa de redução gradativa do número de veículos de tração animal no município de São Leopoldo. A lei prevê uma série de medidas sociais que auxiliam os condutores a entrar no mercado de trabalho, além de um auxílio emergencial para os inscritos no Cadastro Único dos programas sociais do Governo Federal. Para isso, os animais devem estar monitorados por meio de um chip fiscalizado pela Sempa.


Fonte: PMSL


0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page