Eduardo Leite sanciona criação da Secretaria da Mulher e nomeia Fábia Richter
- Andressa Brunner Michels - Jornalista - MTB 19281/RS

- 25 de set.
- 2 min de leitura

O governador Eduardo Leite sancionou nesta quarta-feira (24/9) a lei que cria a Secretaria da Mulher no Rio Grande do Sul. A pasta será comandada pela enfermeira e ex-prefeita de Cristal, Fábia Richter, responsável por estruturar políticas voltadas à promoção dos direitos das mulheres, proteção contra a violência e ampliação da autonomia econômica.
Leite destacou que a criação da secretaria reflete a política de diálogo de seu governo e a importância de fortalecer políticas transversais voltadas a uma parcela majoritária da sociedade. “A pasta será mais um instrumento para transformar vidas no nosso Estado. Tenho orgulho de liderar o maior secretariado feminino da história do RS”, afirmou o governador.
Fábia Richter reforçou que o objetivo é atuar desde a prevenção da violência até a promoção da autonomia das mulheres, em colaboração com municípios e com ações sociais de alcance amplo. “Precisamos trabalhar com empatia, encontrar soluções para a falta de compaixão e garantir que nossas ações cheguem a todos os lugares”, afirmou.
A secretaria contará com dois departamentos: Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Articulação, Cuidado Integral e Promoção à Autonomia Econômica, estruturados em sete eixos de atuação: prevenção, proteção, acolhimento, cuidado integral, inclusão produtiva, articulação e informação, e identificação. Haverá também uma Assessoria Especial de Monitoramento e Avaliação.
Entre as competências da nova pasta estão planejar políticas públicas de promoção dos direitos das mulheres, integrar redes de acolhimento, fomentar capacitação profissional para vítimas de violência, e fortalecer ações de prevenção e proteção por meio de tecnologias e informações sobre medidas protetivas.
Em 2025, o governo já destinou mais de R$ 190 milhões para ações exclusivas ou majoritariamente voltadas ao público feminino.
Redação do www.startcomunicacaosl.com.br | Por Andressa Brunner Michels | Fonte: Secretaria de Comunicação do Governo do RS


































Comentários