Eleições 2026: São Leopoldo já articula dobradinhas para disputa proporcional
- Start Comunicação
- há 1 dia
- 2 min de leitura

SÃO LEOPOLDO: o ambiente político municipal, já vive os primeiros movimentos de articulação para as eleições proporcionais de 2026. Embora o calendário oficial da Justiça Eleitoral ainda esteja distante do registro de candidaturas, os bastidores da política local já mostram, de forma concreta, pelo menos quatro possíveis dobradinhas entre nomes conhecidos da cidade.
Dobradinha do esporte - PSD
A possível dobradinha entre o Vereador Marcelo Pitol, que deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, e o ex-goleiro do Grêmio e atual deputado federal Danrlei, já está nas ruas e conforme o próprio Pitol, ela é irreversível. Pitol e Danrlei devem concorrer pelo PSD, movo partido do governador Eduardo Leite.
Dobradinha dos ex-prefeitos - PT
Outro movimento em construção, envolve os ex-prefeitos Ari Vanazzi de São Leopoldo e Nelson Spolaor de Sapiranga. A aproximação entre os dois se consolidou com a participação de Nelson Spolaor em várias gestões de Vanazzi e a parceria se consolidou ainda mais com a escolha de Spolaor como candidato do PT na eleição municipal de 2024. Caso se confirme a dobradinha, Vanazzi deve concorrer a deputado federal e Spolaor a deputado estadual.
Dobradinha dos futuros PP
Os Progressistas leopoldenses se articulam para ter uma candidatura própria, pelo menos a deputado estadual e esta candidatura tem o nome de Gabriel Dias, ex-vereador e atual diretor-geral do Semae. A dobradinha seria entre Gabriel e a Deputada Federal Any Ortiz, que deve se filiar no PP na próxima janela de filiação. Embora ainda não estejam formalmente filiados, os dois já são vistos articulando apoios e construindo alianças regionais.
Dobradinha dos bons amigos
Mesmo que nunca confirmada, a possível candidatura de Simone Dutra, primeira-dama do município e secretária de Ação social, está na boca do povo e no ambiente eleitoral. Simone, é uma das figuras mais fortes do atual governo e tem grande afinidade com o deputado estadual Rodrigo Zucco, que é bastante influente no governo municipal e também colega de polícia e amigo do Prefeito Heliomar Franco há várias décadas. A participação do deputado estadual em boa parte dos eventos da prefeitura também é um grande indicativo da possibilidade de uma dobradinha dele com Simone Dutra. Existem questões partidárias a serem superadas, mas, que a dobradinha esta nas ruas, é um fato inegável.
São Leopoldo em busca de representação
Vale lembrar que, nas últimas eleições, São Leopoldo não conseguiu eleger representantes para a Assembleia Legislativa e nem para a Câmara dos Deputados, criando um vácuo de representatividade política da cidade nesses espaços.
Com as articulações que já circulam nas ruas e nos bastidores, o cenário para 2026 indica um esforço renovado dos grupos locais para reverter essa situação. Lideranças afirmam, em caráter reservado, que outras candidaturas podem surgir até o prazo final de definições partidárias, mas que no atual momento, as mais declaradas, são as ventiladas pela coluna. Outros nomes devem surgir mais adiante, até porque muita água ainda vai correr por debaixo das pontes do nosso querido Rio dos Sinos até a definição das candidaturas.
Da redação do www.startcomunicacaosl.com.br / Por Bado Jacoby
Comentários