top of page

EMEI Vitória Régia e EMEF Edgard Coelho voltam às aulas

Imagem: Diogo Fernandes/ PMSL.

Um dia muito especial para a comunidade do bairro Santos Dumont. Os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vitória Régia e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Edgard Coelho puderam voltar às instituições na quarta-feira (17), após o afastamento causado pelos danos da enchente histórica de maio.

 

Nos portões, além dos alunos, pais estavam ansiosos para conferir como estariam os espaços – há pouco mais de um mês, após a drenagem das águas, o cenário era de caos, com lama, salas destruídas e muitos prejuízos.

 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, acompanhado da secretária de Educação, professora Renata de Matos, participou do momento especial da chegada da comunidade à EMEI Vitória Régia. Momento de muitas lágrimas, que agora são de alegria pela recuperação da escola.

 

“Muitas famílias que hoje trazem seus filhos aqui também perderam tudo. Algo muito triste de se passar. São bens e recordações que se foram. Porém, a vida é o mais importante. Estarmos todos bem, com saúde, comemorando juntos o retorno das aulas, enche o coração de esperança e nos dá a perspectiva de que, cada dia, tudo vai ficando melhor”, disse o prefeito Vanazzi.

 

“Estamos atuando incessantemente para recompor as estruturas, móveis, utensílios e demandas das escolas. Até agora, 12 das 18 atingidas já puderam abrir as portas. Reforço também nossa preocupação com a qualidade e a segurança. São inúmeras obras promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) que, como no caso da Vitória Régia, fizeram surgir uma nova escola”, comentou Renata.

 

A titular da Smed destacou ainda a participação das equipes das escolas. “A união do grupo diretivo e professores, com a vontade de voltar a receber as crianças e adolescentes, foi fundamental para o retorno. São muitas mãos que se dedicaram muito, com carinho e amor, para cada detalhe que dão cor e alegria na retomada”, disse a secretária.


A EMEI Vitória Régia atende, atualmente, 89 crianças, e a EMEF Edgard Coelho conta com 515 estudantes.

 

Seis instituições em obras

 

Segundo a Smed, seis escolas estão em obras de recomposição neste momento: EMEFs Prof. Otilia Carvalho Rieth (Scharlau), Prof. Álvaro Luis Nunes (Campina) e Paulo Beck (Vicentina) e EMEIs Acácia Mimosa (São Miguel), Brinco de Princesa (Vicentina) e Girassol (Santos Dumont).


A previsão é de que as aulas sejam retomadas nestas instituições até o final deste mês.


Fonte: PMSL

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page