top of page
Buscar

Espaço de Saúde na Comunidade Indígena Por Fi Ga deve ser entregue na primeira quinzena de dezembro


O trabalho de ampliação do Espaço de Saúde Indígena, dentro da Comunidade Por Fi Ga, entrou na fase de conclusão e acabamentos. O investimento total será de R$ 88 mil. As novas salas beneficiarão principalmente o atendimento de mulheres, com consultório ginecológico, de odontologia e clínico. A expectativa é entregar a obra na primeira quinzena de dezembro.


Durante visita ao espaço nesta quarta-feira (29), o prefeito Ary Vanazzi destacou a importância da comunidade e das famílias moradoras do local. "Essa comunidade recupera a história de São Leopoldo no ponto de vista de suas origens. Aqui temos mais de 80 famílias que tratamos com muito respeito e com olhar diferenciado. É uma comunidade com sua cultura, com seu jeito próprio. Os servidores terão que tratar a saúde de maneira diferente. É um processo de aproximação, de inclusão e de fortalecimento de trabalho comunitário. É assim que a gente integra a cidade", disse Vanazzi.

 

Conforme a secretária da Saúde, Andréia Nunes, o diálogo com a comunidade é permanente. “Mensalmente nos reunimos com representantes da aldeia e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde para discutir estratégias. Estamos finalizando a ampliação dessa unidade de saúde. O atendimento é feito por pessoas relacionadas com a Sesai, dentro da cultura deles. Aqui estamos abrindo consultórios com toda a estrutura”, explica.

 

Uma luta de muitos anos. Assim a técnica de enfermagem Sueli Tomas, caingangue e moradora do local, definiu a nova fase que começa a se concretizar. “Para nós é muito significativo ter atendida essa reivindicação, trabalhando a medicina tradicional e ocidental. É importante a gente poder falar e trabalhar isso dentro de um espaço que acolherá principalmente as mulheres indígenas com o consultório ginecológico e também com os demais atendimentos”, reforçou.

 

Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário
WhatsApp Image 2024-02-26 at 16.17.18.jpeg
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page