Espetáculo teatral Entrelaços acontece nesta sexta no Teatro Municipal de São Leopoldo
- Start Comunicação

- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

Um espetáculo para que se possa levar a mãe, as tias, a avó e as amigas delas. Essa é a proposta de Entrelaços, espetáculo que será apresentado no Teatro Municipal de São Leopoldo nesta sexta-feira (3), às 17h, com entrada gratuita. Contemplado pelo sistema Pró-Cultura RS FAC no Edital “Artes de Espetáculos”, que tem financiamento da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, a peça traz ao palco uma divertida história sobre duas mulheres da terceira idade, de descendência alemã, que moram no mesmo condomínio, sendo mais precisamente vizinhas de porta, e que fazem companhia uma à outra, desbravando a vida de forma positiva e com muita graça.
Produzida pelo grupo teatral Margaridas em Cena, de Dois Irmãos, a peça nasceu do desejo do grupo de falar sobre solitude, que é o lado bom da solidão, e, sobretudo, sobre os laços de amizade que estabelecemos ao longo da vida.
Para o diretor Juliano Rangel, trazer esses assuntos de forma bem humorada e sensível exerce um poder de cura, de afeto e de amor consigo mesmo e com o próximo. “Por meio desse espetáculo, queremos que o público se divirta, se emocione e se identifique com as personagens, pois trouxemos recortes que se entrelaçam com o que todos já vivenciamos em nossas vidas”, pontua.
Natural e morador da cidade, Rangel está animado com o fato de apresentar o espetáculo no município, pois foi onde iniciou sua trajetória profissional. “Quando pensamos na Circulação, não tive dúvidas de que incluiria o nosso teatro, pois ele faz parte da minha história. E esse sendo meu primeiro trabalho na direção, fiz questão de apresentar aqui”, explica.
O Projeto de Circulação do Espetáculo também foi pensado para englobar a acessibilidade. Por isso, durante toda a apresentação haverá a presença de uma intérprete de Libras, além de contar com uma introdução com audiodiscrição, possibilitando que ela abrace mais pessoas.
Personagens
A duas personagens, Ilse e Leofrida, são vividas em cena pelas atrizes dois-irmonenses Raquel Backes e Thaís Backes. Primas na vida real, elas realizam um antigo sonho profissional com esse trabalho. Segundo Raquel, há muito tempo havia esse desejo delas de trazerem ao palco essas duas criações artísticas anteriores para contracenarem juntas. “Tanto a Ilse quanto a Leofrida já existiam de forma independente, mas queríamos unir esses dois mundos em cena”, ressalta.
Na história, Ilse e Leofrida se conhecem a ponto de conviverem harmoniosamente comas manias uma da outra, estabelecendo, assim, uma inspiradora relação de amizade, cumplicidade e zelo entre si, mas sem nunca perderem a individualidade de suas vidas. De acordo com Thaís, a peça possibilita um olhar moderno sobre como deve ser encarada a vida na terceira idade. “Queremos mostrar que sempre é tempo de colecionar boas memórias. Que o nosso tempo é valioso e deve ser vivido intensamente, sem medos e valorizando cada momento”, destaca.
A circulação teve início no dia 2 de outubro, com apresentação da peça em Camaquã. Na sequência, o espetáculo passou pelas cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí e finalizará, no dia 8 de novembro, em Dois Irmãos, sempre com um debate com público ao final para falar sobre o processo de criação da peça e temas abordados em cena.
Entrelaços é uma produção Margaridas em Cena, com apoio de Estúdio VER e Estúdio Fülber.































Comentários