top of page
Buscar

Estação Primeira de São Léo enaltece o trabalho da escola na conquista do bicampeonato do Carnaval


Imagem: Guilbert Trendt/ Start Comunicação.

Nesta sexta-feira (06), o Programa Start News recebeu a bicampeã do Carnaval 2022 de São Leopoldo, a Estação Primeira de São Léo.


“O carnaval aproxima a população mais pobre, aquela que não tem condições de ir em um grande show ou um jogo de futebol”, diz o vereador Fabiano Haubert, que desfilou pela escola na ala dos Convidados.


A presidente da escola, Zana Marins, falou sobre a importância de manter a escola atuante durante o ano todo. “Queremos construir a nossa sede social. O terreno já temos, pois ganhamos um área que fica atrás do ginásio municipal, via Câmara de Vereadores. É lá que queremos começar o nosso projeto social da Estação e mostrar para o povo que o Carnaval é durante o ano todo e não às vésperas. É isso que a Estação faz. A gente faz Carnaval durante o ano todo. Na pandemia nós não paramos” conta a presidente.


Além da música e da festa, as escolas de samba possuem uma função social. “Durante a pandemia nós tivemos a arrecadação de roupas, cestas básicas. Essa importância social é o dia a dia. Não somente da escola, mas da comunidade. Todas as escolas de São Leopoldo têm esse trabalho”, explica o vereador.


Um dos integrantes da agremiação, Gilberto, conta um pouco sobre a origem da Estação Primeira de São Léo. “A escola Estação Primeira teve origem na Ala do Sol. Ela foi fundada dentro da Império do Sol. Após isso, nós saímos da Império e começamos a desfilar por conta própria. São muitos contratempos, mas a cada ano nós aprendemos aos poucos”, diz o "artista dos arames".


Zana aproveita para falar sobre como a escola era tratada no começo. “Eu não quero exaltar minha escola de samba, mas depois que a Estação surgiu, que já faz 15 anos, eu acho que outras escolas de samba não nos deram créditos e credibilidade. Diziam que éramos escola de Facebook, escola comprada, etc. Agora a chave virou e viram que a Estação é raiz, é comprometimento, é família, é respeito”, desabafa.


Outra integrante da escola de samba, a 2ª passista Thayná, contou sobre o desafio de ser um dos destaques da agremiação. "Fui convidada para ser destaque e aceitei o desafio. Tivemos tempo de ensaiar por uma semana. Tenho orgulho de fazer parte da Estação. É muito emocionante. Lindo foi ver minha filha cantando o samba-enredo da escola nos meus ensaios", conta emocionada Thayná.


O Programa Start News com os integrantes da Estação Primeira de São Léo tem reprise às 20h na radiostart.com.br


Confira a conversa na íntegra.

Andressa Deuner e Guilbert Trendt, da Redação Start

0 comentário
Grupo Star superior.png
Caixinha de perguntas Start.png
bottom of page