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Esteio: Pronto Atendimento Digital supera 500 consultas virtuais em uma semana


Foto: Eduardo Baratto Leonardi

ESTEIO: o Pronto Atendimento Digital da Prefeitura de Esteio completa uma semana de funcionamento nesta quarta-feira (17). Nos sete dias desde a entrada em operação do sistema, entre 10 e 16 de agosto, foram registradas 503 consultas virtuais pelo telefone gratuito 0800-941-5458. O Município é o primeiro do Rio Grande do Sul a oferecer essa possibilidade de atendimento, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana. O tempo médio de atendimento por ligação foi de 8 minutos e 37 segundos. Em momentos de maior fluxo de chamadas, a espera na fila ficou, em média, em 57 segundos. O teleatendimento é prestado pela Medicar Soluções em Saúde, empresa com sede na cidade paulista de Ribeirão Preto, contratada via licitação. Saiba como funciona o atendimento virtual O pronto atendimento virtual pode ser utilizado quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado ainda é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses O protocolo é simples. Após o paciente fazer a ligação, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central da Medicar passará a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os profissionais acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço. Validados os dados, a enfermeira ou enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado. Caso o paciente possa ser atendido pelo Pronto Atendimento Virtual 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente. Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail. Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista. Cadastre-se na UBS de referência Há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município. Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência. Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível. Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio

Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-941-5458 Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses.


Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura de Esteio

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