Estudantes leopoldenses participam de missão internacional do programa Cidade Empreendedora
- Start Comunicação

- 14 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

Três estudantes da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt estão participando da missão internacional do programa Cidade Empreendedora, promovida pelo Sebrae, que acontece em Medellín, na Colômbia, e conta também com a presença da vice-prefeita de São Leopoldo e secretária de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico, Regina Caetano. A viagem iniciou no domingo (10) e integra uma agenda de intercâmbio de experiências e inovação.
As jovens Natiele Chartanovicz, Julia da Silva Fernandes e Rafaela Biel Tech, todas com 19 anos, são autoras de um dispositivo de detecção e alerta para deslizamento de solo argiloso em áreas de vulnerabilidade social. O projeto foi desenvolvido sob orientação da professora Ceris Diane e contou com apoio de pesquisadores - geólogos e hidrólogos - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Segundo Natiele, a ideia surgiu para prevenir tragédias que ocorrem anualmente em regiões de risco. "O dispositivo fica enterrado no solo, funcionando como um reservatório com chave boia. Quando a água infiltra e atinge um nível crítico que possa provocar um deslizamento, a chave se ergue e aciona uma sirene. Assim, as pessoas podem evacuar e salvar suas vidas", explicou. Ela destacou que o equipamento tem baixo custo, o que facilita sua aplicação em comunidades carentes.
O projeto já recebeu diversos reconhecimentos, incluindo o primeiro lugar no programa Gurias da Inovação (promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Sebrae), além de premiações na MOTIC, FEBIC, Expochimidt e no Desafio Liga Jovem 2024.
Mais informações sobre a iniciativa podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @projetoagaia.
FONTE: SCOM/PMSL

































Comentários