top of page

Estudantes leopoldenses participam de missão internacional do programa Cidade Empreendedora

Três estudantes da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt estão participando da missão internacional do programa Cidade Empreendedora, promovida pelo Sebrae, que acontece em Medellín, na Colômbia, e conta também com a presença da vice-prefeita de São Leopoldo e secretária de Desenvolvimento Econômico Turístico e Tecnológico, Regina Caetano. A viagem iniciou no domingo (10) e integra uma agenda de intercâmbio de experiências e inovação.


As jovens Natiele Chartanovicz, Julia da Silva Fernandes e Rafaela Biel Tech, todas com 19 anos, são autoras de um dispositivo de detecção e alerta para deslizamento de solo argiloso em áreas de vulnerabilidade social. O projeto foi desenvolvido sob orientação da professora Ceris Diane e contou com apoio de pesquisadores - geólogos e hidrólogos - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


Segundo Natiele, a ideia surgiu para prevenir tragédias que ocorrem anualmente em regiões de risco. "O  dispositivo fica enterrado no solo, funcionando como um reservatório com chave boia. Quando a água infiltra e atinge um nível crítico que possa provocar um deslizamento, a chave se ergue e aciona uma sirene. Assim, as pessoas podem evacuar e salvar suas vidas", explicou. Ela destacou que o equipamento tem baixo custo, o que facilita sua aplicação em comunidades carentes.


O projeto já recebeu diversos reconhecimentos, incluindo o primeiro lugar no programa Gurias da Inovação (promovido pela Secretaria Estadual de Educação e Sebrae), além de premiações na MOTIC, FEBIC, Expochimidt e no Desafio Liga Jovem 2024.


Mais informações sobre a iniciativa podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @projetoagaia.


FONTE: SCOM/PMSL

Comentários


República Start - 1
Manuela Start - 1
BannerSite_1230-x-1020
START 1230x1020 IPTU2026
Técnico em Desenvolvimento de sistemas (1)
START-BANNER-1
WhatsApp Image 2025-04-10 at 18.55.37.jpeg
bottom of page