Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Jacobina
- Start Comunicação

- 2 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

As inscrições para a 2ª edição do Prêmio Jacobina Mentz Maurer foram abertas nesta terça-feira (02) e vão até 31 de agosto. Podem se inscrever candidatas que tenham protagonismo na promoção e afirmação dos direitos das mulheres e com atuação no município de São Leopoldo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelas candidatas, sendo que podem concorrer apenas em uma das categorias. Os detalhes sobre a premiação e o formulário de inscrição estão previstos no edital nº 01/2022. As inscrições podem ser realizadas neste link.
A lista final de homologação das candidatas será divulgada no dia 23 de setembro de 2022 e o evento de premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro de 2022, em São Leopoldo. As mulheres premiadas terão o compromisso de participar das atividades de integração e formação desenvolvidas pela comissão julgadora.
Novas categorias
Esta edição tem novidades. Foram incluídas duas categorias: circo e homenagem póstuma. Além disso, a condução do prêmio está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU). A primeira edição foi realizada em 2019 pelo gabinete da então vice-prefeita, Paulete Souto, com 23 categorias. O prêmio ocorre a cada dois anos.
A diretora de Políticas de Direitos Humanos da SEDHU, Janaina Souto, relembra a criação do prêmio. "Lugar de mulher é em todo o lugar. Esse foi o lema que consolidou o Prêmio Jacobina, criado pela professora Paulete, primeira mulher eleita para o Poder Executivo de São Leopoldo. Nosso município carrega o título de Berço da Imigração Alemã e Jacobina Maurer Mentz é uma descendente direta de imigrantes, que possui uma história de resistência que merece ser lembrada e contada. O prêmio surge com o sentido de reverenciar às mulheres, seu protagonismo e suas contribuições para o desenvolvimento da nossa cidade”, destaca.
A secretária de Direitos Humanos, Nadir Maria de Jesus, ressalta a importância da premiação pelo reconhecimento da luta e história das mulheres nos diversos segmentos da sociedade e a relevância de suas ações e atividades dentro do município. “Assim como Jacobina, essas mulheres traçam sonhos e expectativas do reconhecimento feminino em busca de igualdade e equidade”, afirma.
Para a chefe do Atendimento da SEDHU, Salete Souza, que faz parte da coordenação local e estadual da União Brasileira de Mulheres (UBM), o Prêmio Jacobina além de dar visibilidade para as mulheres que realizam ações relevantes na cidade e resgatar a história, também marca a influência da mulher em todos os espaços de poder, luta e resistência. “A Jacobina foi uma mulher muito à frente do seu tempo e teve a sua imagem difamada e foi assassinada brutalmente”, ressalta.
Conheça as 25 categorias do Prêmio Jacobina Mentz Maurer- 2ª edição
Dança;
Literatura;
Música;
Teatro;
Artes Visuais;
Enfrentamento à Violência;
Igualdade Racial;
Sustentabilidade;
Comunitário;
Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente;
Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa;
Garantia dos Direitos da Pessoas com Deficiência;
Empreendedorismo;
Educação Formal;
Educação Popular;
Protagonismo Juvenil;
Ciência, Tecnologia e Inovação;
Sindical;
Esporte;
Diversidade;
Saúde;
Organização da Sociedade Civil;
Povos e Comunidades Tradicionais;
Circo;
Homenagem póstuma “In memoriam”. A homenageada será indicada pela própria comissão do Prêmio Jacobina com ratificação da Secretaria de Direitos Humanos.
Fonte: PMSL































Comentários